Decentemente e com ordem

Provérbios 24:30-34

Provérbios coloca a ordem como uma alta prioridade. Nós não podemos ler esse livro sem ficar motivados e convencidos! Pegue, por exemplo, o capítulo 24:30-34, onde a ineficiência é personificada como alguém ‘preguiçoso’:

Passei pelo campo do preguiçoso, pela vinha do homem sem juízo; havia espinheiros por toda parte, o chão estava coberto de ervas daninhas e o muro de pedra estava em ruínas. Observei aquilo, e fiquei pensando, olhei e aprendi esta lição: “Vou dormir um pouco”, você diz. “Vou cochilar um momento; vou cruzar os braços e descansar mais um pouco”, mas a pobreza lhe virá como um assaltante, e a sua miséria como um homem armado. (Provérbios 24:30-34)

Como isso pode acontecer conosco? A resposta nos é dada alguns capítulos depois.

O preguiçoso diz: “Lá está um leão no caminho, um leão feroz rugindo nas ruas! “Como a porta gira em suas dobradiças, assim o preguiçoso se revira em sua cama. O preguiçoso coloca a mão no prato, mas acha difícil demais levá-la de volta à boca. O preguiçoso considera-se mais sábio do que sete homens que respondem com bom senso. (Provérbios 26:13-16)

A síndrome é dolorosamente clara:

  1. Vemos o perigo, mas não nos importamos (o leão);
  2. Nos preocupamos, mas somos muito preguiçosos para mudar (a cama);
  3. Nos tornamos vítimas do hábito (o prato);
  4. Racionalizamos nossos fracassos.

“Decentemente e com ordem”. Esse é o nosso alvo, lembre-se. A maioria de nós usa muito mais a primeira parte, somos mais decentes do que ordeiros. O que nos qualifica como “preguiçosos com uma moral muito alta”.

Trecho retirado de Crescendo nas estações da vida  de Charles R. Swindoll. © 2003 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.