Cristo, nosso exemplo

Aquilo que pode ser verdade quanto a outros exemplos, não o é sobre Jesus. Não importa se são presidentes ou estadistas, inventores ou novelistas, atletas ou artistas, todos os outros grandes exemplos podem inspirar, mas não podem capacitar. Podem nos motivar, mas não têm o poder de nos mudar.

Nada existe realmente de Benjamim Franklin que possa fazer de mim ou de você o inventor que ele era. Mas quando se trata de Cristo, as coisas são diferentes. Ele diz, na verdade: “Você quer viver como eu vivi? Eis aqui o meu poder”. Eis que Ele nos fortalece no homem interior. “Você quer agradar meu Pai celeste? Eis a minha capacidade”.

E Ele nos capacita pelo seu Espírito.

Visto que tenho falhado muito mais do que tenho sido bem sucedido em meus sonhos, descubro que isso é muito encorajador. E talvez você possa dizer a mesma coisa. Tendo sido dominados pelo pecado nossas vidas inteiras, lutando para descobrir como chegar à superfície da água a fim de respirar, podemos achar grande esperança na habilidade que Ele nos dá, não somente para respirar, mas para nadar livremente.

Como você está percebendo, Cristo não somente viveu uma vida exemplar, mas Ele também nos possibilita viver como Ele mesmo viveu. Ele nos dá o seu padrão para seguirmos por fora, mas ao mesmo tempo provê por dentro o poder necessário. E adivinhe o que isso nos capacita a fazer? Rir de novo!

Falo no melhor sentido da palavra quando digo que, durante anos, Jesus tem me feito rir. Uma vez que temos o seu exemplo para seguir e o seu poder para imitá-lo, você e eu não mais temos que fingir, nos apressar ou nos esforçar. Quando Ele obtém o controle de nossas mentes, as atitudes corretas produzem ações corretas.

Trecho retirado de Volte a sorrir de Charles R. Swindoll. © 2011 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.