Crianças e o Reino de Deus

Mateus 18:3-5

Criança é tudo de bom…

A professora da escola dominical ficou horrorizada ao ver o desenho que um dos alunos tinha feito.

— Mas isso parece um cowboy entrando em um bar! — disse ela.

— E é mesmo — disse o menino. — Mas ele não vai beber nada, não. Só vai matar um homem que entrou lá!

Outra história:

Num dia de muito calor, em que a família tinha convidados para jantar, a mãe pediu para a filha de quatro anos fazer a oração. Constrangida a garotinha protestou:

— Eu não sei o que dizer, mamãe!

— Ora, diga simplesmente o que você me ouve dizer.

A menininha curvou a cabeça, obediente e disse:

— Deus do céu, por que é que eu fui convidar essa gente pra jantar num calor desses? [i]

Crianças… O que seria do mundo sem elas?

 

Você pode pensar, dependendo do dia e da situação…  Bem, o mundo sem crianças seria… mais silencioso, mais organizado, mais limpo… os adultos dormiriam mais… Mas, você concorda comigo, certamente seria um mundo sem a menor graça!

Na verdade, as crianças fazem muito mais do que enfeitar e alegrar a nossa existência. Jesus apresentou um princípio essencial quando colocou a criança no centro para explicar sobre a escala de valores no Reino de Deus, uma lição importante para nossos dias.

Veja o que Jesus afirmou sobre as crianças em Mateus 18 versículos 3,4 e 5

Chamando uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus. “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo”.

Para entrarmos no Reino de Deus, para até mesmo entendermos o que é o Reino de Deus, nosso coração precisa se converter. Converter é mudar de direção, é inverter a ordem na qual estamos confortavelmente acomodados.

Para vermos o Reino de Deus, nosso coração precisa ser humilde como o de uma criança. O que isso significa? Um coração livre da necessidade de autoexaltação, livre da necessidade de controle e de poder.

Quando você recebe uma criança é como receber a Jesus. Quando você a respeita com suas particularidades, suas vulnerabilidades, mas também quando dá ouvidos à sua sinceridade e sabedoria.

Essa é a lição que as crianças ensinam diariamente a todos nós: alegria, sinceridade e humildade… A capacidade de crer e de se alegrar, algo que nós adultos perdemos com muita facilidade!

Agradecemos a todas as crianças por nos ajudarem diariamente a aprender e participar com elas do Reino de Deus.

Que a Palavra de Deus continue despertando a alegria e a humildade da criança em você!

[i] Anedotas extraídas de Seleções do Reader’s Digest, (Edição de março de 1959.)

Pr. Fernando Bochio © 2019

Posted in Sem categoria and tagged .

Fernando Bochio é pastor há mais de 35 anos. Professor de Teologia, conferencista, consultor internacional para organizações cristãs, atua também no mentoreamento e coaching de pastores e lideres. Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver – RPV – no Brasil e para países de Língua Portuguesa. O Razão Para Viver integra o Insight for Living, Ministério Internacional do Dr. Charles R. Swindoll, que tem o compromisso com a excelência na comunicação da verdade bíblica e sua prática. Fernando e Ieda Bochio são casados há 38 anos e juntamente com seus filhos estão fortemente engajados com o fortalecimento de igrejas e organizações cristãs.