Confie que Deus vai se lembrar de você

Lamentações 3:25-29

O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor. É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem. Leve-o sozinho e em silêncio, porque o Senhor o pôs sobre ele. Ponha o seu rosto no pó; talvez ainda haja esperança. (Lamentações 3:25-29)

Como podemos confiar? Bem, por isso Deus nos deu o restante do diário de Jeremias.

Se você quer confiar que Deus ainda se lembra de você, pare de correr e comece a esperar. “Bom é o Senhor para os que esperam por ele” (versículo 25). Pare de correr. Espere com paciência.

Segundo, volte a buscá-lo. O Senhor é bom “para a alma que o busca” (versículo 25b). Portanto, em vez de ignorá-lo, volte a seus braços abertos, volte a buscá-lo… Despeje todo o peso do fardo de sua culpa sobre Deus. Ele é capaz de carregá-lo.

Então, pare de falar e sente-se calado. “Assente-se solitário e fique em silêncio” (versículo 28). Espere com paciência, busque com diligência, sente-se quieto. Isso significa que você precisa parar de falar. Depois de derramar seu coração, fique quieto.

Passe um dia inteiro em quietude. Os domingos são dias ótimos para fazer isso. Reserve pelo menos parte da tarde para ficar completamente quieto. A meditação é uma arte perdida neste mundo moderno e apressado… espere em silêncio diante de seu Deus fiel.

Leia uma passagem das Escrituras, talvez um salmo, e deixe-o falar. Não diga nada; apenas se sente em silêncio. Deixe que Deus fale. Deixe que ele reafirme que você foi total e completamente perdoado e que sua vergonha se foi… sinta outra vez o frescor e o alívio da presença dele.

Por último, submeta-se voluntariamente. “Ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança” (versículo 29). Para mim, isso sugere ausência total de racionalizações e desculpas. Coloque a boca no chão, se isso lhe for útil. Encare as atrocidades e o horror de sua vida. Encare-os.

Trecho retirado de O mistério da vontade de Deus de Charles R. Swindoll. © 2001 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.