Neemias 8:13-15
Em Neemias 8:13-15 há três condições específicas concernentes à obtenção de discernimento:
No segundo dia do mês, os chefes de todas as famílias, os sacerdotes e os levitas reuniram-se com o escriba Esdras para estudar as palavras da Lei. Descobriram que estava escrito na Lei, que o Senhor tinha ordenado por meio de Moisés, que os israelitas deviam morar em tendas durante a festa do sétimo mês. Por isso anunciaram em todas as suas cidades e em Jerusalém: “Saiam às montanhas e tragam ramos de oliveiras cultivadas, de oliveiras silvestres, de murtas, de tamareiras e de árvores frondosas, para fazerem tendas”, conforme está escrito. (Neemias 8:13-15)
Para começar, leva tempo. Ninguém consegue, de repente, se transformar num sábio. No Salmo 119.100, Davi declarou que não é necessário ser velho para ter entendimento. Mas você e eu deveríamos perceber que não existe um discernimento instantâneo. Nenhum novato na vida cristã tem um discernimento profundo.
Aqui, também, descobri uma outra coisa. Buscar discernimento não só leva tempo, como também requer a pessoa certa. Veja novamente o verso 13. Esses homens vieram estudar com um indivíduo, Esdras, e talvez obtivessem discernimento dele.
Existe uma terceira área a ser discutida quando consideramos a busca de discernimento: requer uma atitude certa. O verso 13 menciona que ‘os chefes de todas as famílias, os sacerdotes, os levitas’ se reuniram para ouvir Esdras. Tenho certeza de que eram mais velhos do que ele; alguns eram avós, outros escribas. Aqueles homens eram membros do grupo de amigos de Esdras; e disseram: “Ensine-nos”. Eles realmente queriam aprender.
Os líderes precisam de tempo para terem discernimento. Tempo para pensar, para meditar, absorver a cena completa. Depois, os líderes precisam estar com a pessoa certa. Frequentemente, o discernimento ‘é aspirado’ da vida de outro. Finalmente, o discernimento vem quando mantemos a atitude certa – uma mente receptiva ao ensino e aberta.
Trecho retirado de Vamos construir juntos de Charles R. Swindoll. © 2008 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.