Análise verdadeira do amor

1 Coríntios 13

Meditando sobre esse texto, vejo quatro fatos básicos acerca do verdadeiro amor. E esses fatos mostram como o amor é importante para se ter um relacionamento franco:

– O amor não é opcional, é essencial.

Em primeiro lugar, vemos aí que o amor não é opcional; é imperativo. Paulo cita a frase ‘se não tiver amor’ três vezes (versículos 1,2,3) e, em seguida, apresenta o ponto forte: ‘o bronze que retine…nada…nada’. Se retirarmos de nossas ações o amor, que é o elemento essencial de tudo, elas se tornam semelhantes a um carro sem rodas, um trem sem máquina, um avião sem asas, uma casa sem alicerces. Removendo o amor, nada mais resta.

– O amor não é uma inclinação, é uma demonstração.

Quando falamos do amor como uma demonstração, queremos dizer que ele é ação, envolvimento, movimento, expressão. ‘O amor é… o amor faz… o amor não é… o amor não faz’. O amor não fica sentado, cochilando. Não é apático. É sempre disposto e pronto a agir. Não é passivo nem indiferente. Ele não passa pela vida bocejando. O verdadeiro amor é demonstrativo e não estéril, nem insensível.

– O amor é um ímã que nos aproxima dos outros, e não uma muralha a nos separar.

Nos versículos 4 a 7 de 1 Coríntios 13, aparecem quinze definições específicas do amor, e cada uma delas possui força magnética suficiente para atrair as pessoas umas para as outras. O amor é paciente; benigno; não arde em ciúmes; não se ufana, nem é arrogante; não se conduz inconvenientemente; não procura os seus próprios interesses; não se exaspera; não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça; regozija-se com a verdade; tudo sofre; crê em tudo; espera em tudo; suporta tudo; jamais acaba.

– O amor não é um empréstimo de retorno imediato, é investimento a longo prazo.

O verdadeiro amor não tem nada de superficial. Também não é uma varinha de condão que abanamos por cima de um problema esperando que o sofrimento desapareça por um toque de mágica. O verdadeiro amor é duradouro. O amor autêntico é forte. Não cede à tentação de procurar saídas fáceis. Ele sempre resolve trabalhar o problema até solucioná-lo.

Trecho retirado de Vivendo sem máscaras de Charles R. Swindoll. © 1987 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.