A Esperança que Você Precisa

Isaías 40:31a

 “mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças” (Isaías 40:31a)

Em algum lugar ao longo dos muitos quilômetros da costa sul da Califórnia, caminhava uma jovem de 20 anos com uma doença terminal no corpo e um revólver na mão.

   Ela me ligou tarde da noite. Conversamos longamente. Sua mente estava tomada por dúvidas. Tinha leucemia avançada e os médicos diziam que não viveria muito. Abandonada pelo marido, havia perdido a filha de dois meses, e a melhor amiga havia morrido em um acidente de carro. Sua vida estava destruída. Ela havia perdido a esperança.

   Enquanto conversávamos sobre o que estava acontecendo, eu ouvi mais do que falei. Havia períodos de silêncio ao telefone por alguns segundos. Eu não sabia onde ela estava. Ela falou sobre pegar o revólver do marido e ir à praia para acabar com tudo. Ela contou que pensava em pegar a arma do marido e ir à praia para pôr fim à própria vida. Fez muitas perguntas sobre suicídio.

Por um momento estranhamente senti paz; não temi que desligasse e tirasse a própria vida. Simplesmente falei com calma sobre o futuro dela. Não fiz nenhuma promessa de cura milagrosa, pois os médicos estavam falando com ela em termos de poucas semanas,  talvez dias. Falei sobre Jesus e a esperança que só Ele poderia nos dar. Depois de um suspiro e com uma dor evidente, ela desligou. Trinta minutos depois, meu telefone tocou novamente. Era a mesma jovem. Dessa vez, ela compartilhou comigo que uma amiga enfermeira – a mesma amiga que havia morrido no acidente – tempo antes, havia lhe presenteado com um Novo Testamento onde estava escrito o meu nome e número de telefone. “Se você realmente estiver em apuros, acho que ele vai entender”, foi o que a amiga disse. Sozinha na praia, ela abriu o Novo Testamento e começou a ler. Ouvindo isso, eu perguntei:  “O que você entendeu do que leu?”. Ela disse: “Bem, acho que a primeira parte é uma biografia e a última parte é um conjunto de cartas que explicam como fazer o que está naquela biografia.” (Esta é uma boa análise do Novo Testamento.). “E você já fez isso?”, perguntei.

E ela disse: “Sim, eu fiz isso. Decidi que me entregaria a Jesus Cristo sem reservas. Ainda estou com medo; ainda tenho dúvidas. Ainda não sei o que o amanhã trará, mas quero que saiba que entreguei minha vida a Jesus e estou confiando n’Ele neste momento. Ele me deu uma nova esperança… a única coisa de que eu realmente precisava.” – Louvado seja Deus! Nada do que eu dissesse poderia ter o mesmo impacto que o presente deixado por sua amiga: aquele Novo Testamento.

   É bem possível que alguém que esteja lendo estas palavras agora sinta a mesma coisa. Talvez você esteja lidando com pensamentos sombrios que nunca teve antes, e que insistem em voltar com mais força e frequência. Não quero usar frases prontas com você, mas afirmar uma verdade simples: a esperança que Cristo oferece é real e é o único caminho. Não tenho outra resposta além de Jesus. Não posso prometer cura imediata, nem garantir que seu mundo voltará a ser como antes. Mas posso prometer que, se você se aproximar d’Ele com fé, encontrará acolhimento, amor e a esperança que sustenta até nas horas mais escuras. A boa notícia é esta: a esperança em Cristo não só nos fortalece para enfrentar a dor, como também nos prepara para a eternidade. Pela fé na morte e ressurreição de Jesus, recebemos o dom da vida eterna. Isso significa que, mesmo em meio às perdas, podemos viver com a certeza de que não estamos sozinhos e que o melhor ainda está por vir.

 Oração: “Senhor Jesus, Tu és a nossa única esperança em meio à dor e ao desespero. Abraça aqueles que hoje se sentem sem saída e renova neles a fé de que não estão sozinhos. Enche seus corações de paz e certeza da vida eterna em Ti. Amém.”

Posted in Como Conhecer a Deus.

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.