4 passos para lidar com o pecado

Neemias 5:1-13

Um bom líder não interrompe a obra por enfrentar censura. Neemias tomou os passos para corrigir o problema. Os mesmos passos podem ser tomados por nós para lidar com o pecado em nossas próprias vidas.

1. Decida parar com isso.

Veja o verso: “Vamos acabar com a cobrança de juros!”. Às vezes, as pessoas me perguntam o que deveriam fazer quando se acham culpadas de um pecado. A resposta é simples: Planeje parar com isso. Intencionalmente decida eliminar o mal, imediatamente. Não é possível eliminá-lo gradualmente.

2- Faça planos específicos para corrigir a situação o mais rápido possível.

Neemias confrontou os banqueiros (versículo 11). Quando Deus mostra um pecado do qual somos culpados, não nos fala que temos muito tempo para tratar dele. Não! Ele diz: “Trate disso AGORA!”. Quando perceber que está fazendo algo errado, esta é a hora de parar.

3- Prometa a Deus os seus planos de correção.

O verso 12 diz: “Então convoquei os sacerdotes e os fiz declarar sob juramento que cumpririam a promessa feita”. Viu? Neemias chamou o sacerdote – o homem que representava os judeus diante de Deus. Apontou para os que emprestavam dinheiro e disse: “Vocês fizeram uma promessa àqueles homens, bem aqui. E vocês lembrem-se disso diante de Deus”. Foi uma declaração pública.

4- Tenha noção da seriedade da natureza do seu voto a Deus.

Se existe algo que devemos levar a sério diante de Deus, é quando lhe fazemos uma promessa (versículo 13). Quando os judeus chegaram num acordo a respeito do que Deus havia dito, foram capazes de louvar ao Senhor. A paz voltou e, junto com a felicidade, veio o barulho do trabalho e o favor especial de Deus.

Trecho retirado de Vamos construir juntos de Charles R. Swindoll. © 2008 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.