Neemias 5:1-13
Um bom líder não interrompe a obra por enfrentar censura. Neemias tomou os passos para corrigir o problema. Os mesmos passos podem ser tomados por nós para lidar com o pecado em nossas próprias vidas.
1. Decida parar com isso.
Veja o verso: “Vamos acabar com a cobrança de juros!”. Às vezes, as pessoas me perguntam o que deveriam fazer quando se acham culpadas de um pecado. A resposta é simples: Planeje parar com isso. Intencionalmente decida eliminar o mal, imediatamente. Não é possível eliminá-lo gradualmente.
2- Faça planos específicos para corrigir a situação o mais rápido possível.
Neemias confrontou os banqueiros (versículo 11). Quando Deus mostra um pecado do qual somos culpados, não nos fala que temos muito tempo para tratar dele. Não! Ele diz: “Trate disso AGORA!”. Quando perceber que está fazendo algo errado, esta é a hora de parar.
3- Prometa a Deus os seus planos de correção.
O verso 12 diz: “Então convoquei os sacerdotes e os fiz declarar sob juramento que cumpririam a promessa feita”. Viu? Neemias chamou o sacerdote – o homem que representava os judeus diante de Deus. Apontou para os que emprestavam dinheiro e disse: “Vocês fizeram uma promessa àqueles homens, bem aqui. E vocês lembrem-se disso diante de Deus”. Foi uma declaração pública.
4- Tenha noção da seriedade da natureza do seu voto a Deus.
Se existe algo que devemos levar a sério diante de Deus, é quando lhe fazemos uma promessa (versículo 13). Quando os judeus chegaram num acordo a respeito do que Deus havia dito, foram capazes de louvar ao Senhor. A paz voltou e, junto com a felicidade, veio o barulho do trabalho e o favor especial de Deus.
Posted in Sem categoria and tagged
Vamos construir juntos.