Solitude: um fator vital para se aproximar de Deus

Muitas vezes acho graça quando leio o Evangelho de Marcos. Ele adora a palavra imediatamente. Aparece toda hora. Marcos nos lembra que a vida de Jesus foi cheia de pessoas e pressões de forma que nem você nem eu conseguimos saber. Mas ele também registra que “de madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava” (Marcos 1:35).

Por quê? Ele gostava de acordar cedo? Não necessariamente. De manhã bem cedo era o único tempo que Ele podia estar sozinho. Os versículos seguintes dizem que eles o procuraram, e quando o encontraram disseram:

“Todo te buscam” (1:36-37).

Uma paráfrase dizia: “Jesus, você não pode ficar aqui sozinho. Vamos, precisamos de você lá!”; mas Jesus precisava da solitude para a conversa matinal com Seu Pai para filtrar as coisas. E meus amigos, nós também.

A solitude é boa para nós. Nossa tendência natural é de sempre estar cercados por outros, sempre ter alguma coisa acontecendo, mas deixe-me ser sincero: eu nunca aprendi algo significativo na multidão. Eu amo estar com outras pessoas, mas estar sozinho ajuda a filtrar o essencial e descartar o que não é essencial. A vida de alguma forma faz sentido quando você está sozinho.

A verdade seja dita, talvez você esteja no limite de exaustão porque tem de lidar continuamente com as pessoas, demandas, expectativas, crianças agarrando você, amigos, cronogramas e planos. Não consegue se lembrar da última vez que passou um tempo absolutamente sozinho… Eu sei, e por isso sei do que falo.

Para mim, às vezes, é um passeio de moto. Às vezes é uma longa caminhada. Mas eu tenho que lhe dizer, sempre que isso acontece, é deliberado. Ninguém nunca me disse: “Você precisa ficar sozinho por um tempo”. Não, esta é uma decisão que todos nós temos de tomar.

Quase posso ouvir alguém perguntar: “O que eu faço quando estou sozinho?”

Descobri que uma das melhores maneiras de usar o meu tempo em solitude é manter um diário. O dicionário define um diário como “um registro de experiências, idéias ou reflexões realizadas regularmente para uso privado”. Gostaria que você considere ter um também. Você vai descobrir que isso o impede de perder as melhores coisas que você ganha na solitude, e isso é o que lhe traz mais perto do coração de Deus.

Permitam-me um pensamento final: você deve isso a Deus, a si mesmo e àqueles que você mais ama, ter a solitude como uma escolha deliberada em sua vida. Isso vai exigir um ajuste em sua agenda, mas vai fazer uma diferença significativa em sua vida.

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Charles R. Swindoll, Inc. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Oração and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.