Oração

Preparas um banquete

Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. (Salmos 23:5 NVT)

No nosso imaginário, banquete é uma ocasião em que pessoas elegantemente vestidas, num salão suntuoso, se reúnem e sentam à mesa impecavelmente adornada para uma refeição com pratos especiais. Entretanto, de que banquete o texto está falando? Como ovelhas podem ser convidadas para um banquete? No salmo 23, o autor passa da figura da ovelha para a do súdito a quem o rei quer honrar. Deus é o Grande Rei-Pastor e nós somos suas ovelhas e, ao mesmo tempo, seus súditos.

O Senhor é aquele que nos conduz por pastos verdejantes e que também está conosco ao longo do vale da sombra da morte. Ele está conosco não apenas em situações em que nossa segurança física é abalada, mas nas situações em que nossa integridade moral e autoimagem são postas em risco.

“Minha vitória e minha honra vêm somente de Deus; ele é meu refúgio, uma rocha segura” (Salmos 62:7 NVT)

Davi construiu uma relação de humildade com Deus porque não tinha dúvidas sobre quem Deus era – o seu pastor e o verdadeiro rei e soberano de sua vida. Aqui o salmista não se refere às batalhas consequentes de sua insensatez, mas àquelas causadas por inimigos externos. Porque é verdade, muitas vezes nos tornamos nossos piores inimigos. Deus prepara situações especiais para nos honrar, Ele honra nossas orações e intenções, mas também nossas atitudes e decisões que expressam fidelidade a Ele. Reconhecer a honra de Deus é igualmente um exercício de humildade, “... minha honra vêm somente de Deus”, e se torna uma oração mesmo quando o banquete ainda está por vir.

“Senhor, em meio a toda derrota, em meio à perseguição e à traição de pessoas que eu pensava serem amigos, eu descanso por saber que a honra que eu preciso vem de Ti. Peço que me ajudes a esperar pela vitória com paciência, sem revidar às ameaças, sem sentir autopiedade ou desenvolver ressentimento. Enquanto preparas um banquete para me honrar, eu te louvo porque apenas pertencer a Ti é honra o bastante. Vou me vestir de humildade e perfumar meu coração com alegria pra festejar com o Senhor no grandioso banquete da Tua graça. No nome do Senhor Jesus eu oro, amém”.