Deus é fiel

Leia Ester 2:10-20

Quando Deus vasculha a terra por líderes em potencial, Ele não está em busca de anjos em carne e osso. Ele certamente não está procurando pessoas perfeitas, uma vez que não existem. Ele está à procura de homens e mulheres como você e eu, pessoas simples, feitas de carne, osso e sangue. Mas ele também está à procura de certas qualidades nessas pessoas, como as qualidades que ele encontrou em Ester.

O que Deus viu em Ester? Ester possuía continuamente um espírito ensinável. A nossa necessidade vívida é cultivar a vontade de aprender e ser ensinável. Aprender com os seus filhos. Aprender com os seus amigos. Aprender até mesmo com os nossos inimigos.

Ester continua a ser um exemplo excepcional para as mulheres de hoje. Algumas mulheres são professoras maravilhosamente talentosas. Você pode ter a capacidade de estar diante de um grupo e abrir a Bíblia. Outras podem se distinguir no serviço público. Você pode ser bem viajada e bem educada. Mas me deixe perguntar, isso mudou a sua capacidade de ser ensinada? Como Ester, você ainda está disposta a ouvir e aprender com os outros?

A palavra hebraica sakal significa “instruído”. A pessoa sakal é ensinável. Não importa o quão rápida seja a promoção ou quão profunda a exaltação, nunca podemos perder a nossa ensinabilidade. Nunca chegariamos a um nível onde estamos acima das críticas ou não precisamos mais da observação dos outros.

Ester fez exatamente o que Mordecai disse a ela para fazer quando estava sob seus cuidados (Ester 2:10 e 20). Ela ficou diante do rei, por uma razão: porque ela sabia que a mão de Deus estava na vida dela, e através das circunstâncias e a sabedoria de Mordecai, ela tinha sido trazida a este lugar por uma razão.

Lembre-se que neste momento Ester não devia ter mais de vinte anos de idade, e talvez poderia até ser mais jovem ainda. Esta era a chance da sua vida para obter tudo o que ela sempre quis. Em vez disso, ela permaneceu fiel ao que lhe foi ensinado e agiu de acordo com o conselho de Mordecai, convencida de que ele sabia o que era melhor para ela.

Ester não sucumbiu à tentação ao redor dela – a superficialidade, o egoísmo, a sedução e o egocentrismo. Ela sabia quem ela era. Ela sabia de onde ela veio. Para usar uma das minhas expressões favoritas: ela tinha tudo sob controle.

Francamente, estou convencido de que Ester foi ao rei sem medo, porque ela não tinha nenhuma ambição impulsiva para ser a rainha. Novamente, ela sabia que a mão de Deus estava na vida dela. Se fosse a Sua vontade que ela estivesse lá, se isso fizesse parte do plano dEle, então ela estaria disposta a aceitá-lo. Se não, ela desistiria de bom grado. Ela era modesta, ela era autêntica e ela era ensinável.

Do que é que Deus está a procura? Ele está a procura de homens e mulheres cujos corações são completamente devotos a Ele – completamente. Deus dá tarefas extraordinárias às pessoas comuns a fim de revelar a Sua fidelidade. Você anseia a agradá-lO com suas ações? Você se importa com os motivos por trás das suas ações? Você tem um coração para Deus? Você é ensinável?

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Charles R. Swindoll, Inc. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Liderança, Personagens Bíblicos and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.