Por que existem tantas denominações religiosas?

Pergunta: A cidade onde moro não é muito grande, mas deve ter uma centena de igrejas. Todas elas afirmam ser cristãs e serem a igreja certa. Por que temos tantas denominações, e como vamos saber qual é a verdadeira?

Resposta: Eu acho que há tantas denominações cristãs diferentes como há várias interpretações da Bíblia. Felizmente, todas as igrejas evangélicas têm um tema comum que as une: o evangelho de Jesus Cristo. Muitas vezes, as razões para as várias denominações são as diferenças de estilo, propósito e personalidade. Tais distinções são de se esperar e até mesmo estimar dentro do corpo de Cristo.

Um exemplo disso foi a discordância entre Paulo e Barnabé. De acordo com a narrativa em Atos 15, Paulo e Barnabé decidiram separar seus ministérios em dois, por causa de um desacordo sobre João Marcos. Será que Barnabé estava certo, ou era Paulo que estava? Nós achamos que o texto é ambíguo por um bom motivo. Paulo era bom em liderar uma missão para pessoas fortes, prontos para qualquer coisa. Barnabé era bom em dirigir um ministério de encorajamento e de resgate. Tal como foi melhor para Paulo e Barnabé formarem suas próprias “denominações”, assim são as denominações de igrejas hoje, que têm estilos diferentes, maneiras diferentes de ver a fé e as suas diferenças para atrair pessoas diferentes.

Foi errado Paulo e Barnabé se separarem? Não. No entanto, eles também são seres humanos falíveis. Talvez não tenham lidado bem com o desacordo, como eles poderiam ter feito. Segundo a história, houve um “desentendimento sério” entre eles (Atos 15:39). A experiência deles é uma alerta aos líderes das igrejas, para que evitem tratar desentendimentos com tanta concorrência ou animosidade.

Tragicamente, no entanto, muitas denominações cristãs se afastaram de suas raízes espirituais e ensinam doutrinas que são contrárias à verdade bíblica. A Bíblia é a autoridade suprema para a maneira correta de se praticar a fé cristã. Seja como os crentes de Beréia, que “receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.” (Atos 17:11). Use a Bíblia como seu padrão para avaliar as doutrinas e regras de uma igreja.

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Insight for Living. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Igreja and tagged .

Ministério de Aconselhamento Bíblico

View posts by Ministério de Aconselhamento Bíblico