Deus é o dono de tudo

Oscar Wilde, o dramaturgo e autor irlandês do passado, escreveu no Retrato de Dorian Gray: “Os jovens de hoje em dia pensam que o dinheiro é tudo… e quando envelhecem eles ficam sabendo!”¹ Outra declaração sobre dinheiro que eu gosto muito é do ex-campeão de boxe, Joe Louis : “Eu não gosto de dinheiro, mesmo, mas acalma os nervos.”² O meu favorito de todos tempos é de Sophie Tucker quando ela falou sobre as necessidades de uma mulher: “Do nascimento até dezoito anos uma garota precisa de bons pais; de dezoito a trinta e cinco ela precisa de uma boa aparência; de trinta e cinco a cinquenta e cinco, precisa de uma boa personalidade; e de 55 em diante, precisa de dinheiro! “³

Tão importante quanto o dinheiro possa ser, estamos todos conscientes de que existem coisas que não podem ser compradas. Considere estes exemplos:

  • Dinheiro pode comprar o remédio, mas não a saúde.
  • Dinheiro pode comprar uma casa, mas não um lar.
  • Dinheiro pode comprar companhia, mas não os amigos.
  • Dinheiro pode comprar a diversão, mas não a alegria.
  • Dinheiro pode comprar a comida, mas não o apetite.
  • Dinheiro pode comprar a cama, mas não o sono.
  • Dinheiro pode comprar o crucifixo, mas não o Salvador.
  • Dinheiro pode comprar a vida boa, mas não a vida eterna.

Quando se trata de dinheiro e bens materiais, muitos de nós, se formos completamente honestos, deixamos as coisas que possuímos nos possuirem. Como os escravos que servem um mestre implacável, podemos passar a vida inteira ganhando dinheiro para comprar coisas que envelhecem ou quebram ou precisam de conserto. E então temos que ganhar mais dinheiro para substituir ou consertar todas essas coisas. Mas deixe-me dar seis palavras simples que vão lhe dar liberdade – a liberdade financeira real. Estas palavras não são minhas originalmente e, para ser honesto, não parecem muito profundas, mas eu nunca encontrei em todos os meus estudos outras seis palavras que podem melhor nos libertar da escravidão financeira. São estas: Deus é o dono de tudo.

Veja estes versículos com cuidado.

  • Êxodo 19:5: “porque minha é toda a terra”.
  • Deuteronômio 10:14: “Ao Senhor, o seu Deus, pertencem os céus e até os mais altos céus, a terra e tudo o que nela existe”.
  • Jó 41:11: “Tudo o que há debaixo dos céus me pertence”.
  • Salmo 24:1: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”.
  • 1 Coríntios 6:19: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?”
  • 1 Coríntios 7:23: “Vocês foram comprados por alto preço”.
  • 1 Timóteo 6:7: “pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar”.

Sem o nosso Deus, estaríamos mortos em falência. Tudo o que temos é Dele. Nascemos neste mundo com as mãos vazias, e vamos deixar este mundo não só com as mãos vazias, mas vestindo roupas sem bolsos. Se você parar para pensar sobre isso, a nossa alma não tem bolsos também. Nós não levamos nada conosco. Deus é o dono de tudo.

O teólogo John Wesley colocou desta forma: “Quando o Possuidor dos céus e da terra te trouxe à existência, e te colocou neste mundo , você não foi colocado aqui como um proprietário, mas como um mordomo”.

A mordomia é gerenciar os tesouros de Deus no caminho de Deus, para os propósitos de Deus e sempre para a glória de Deus. Começamos a vida com as nossas mãos bem abertas e nada nelas. À medida em que amadurecemos, pela graça de Deus, Ele permite que certas coisas sejam colocadas em nossa posse, mas nenhuma deles sob nossa propriedade. Lembre-se, Ele é o dono de tudo no céu e na terra. Tudo é dele.

Então, para agradá-Lo, nós vivemos nossas vidas com mãos abertas. Aceitamos o fato de que Ele confia a nós apenas como os mordomos, nunca como os proprietários. Que nós não ousemos agarrar as coisas que Ele confia a nós. E seguremos tudo com desprendimento. Nós simplesmente mantemos os tesouros que Ele confia a nós, investindo-os sabiamente, mas nunca nos esquecendo de que a qualquer momento Ele pode remover o que Ele quiser, de acordo com Seu soberano direito. Esse tempo pode ser no meio de nossas vidas, quando nos sentimos mais prósperos. Pode ser no início de nossa vida, quando achamos que merecemos o direito de ganhar muito e gastar muito. Ou talvez pode ser mais tarde na vida quando o último ovo já esteja chocado e temos pouca esperança, exceto um ninho vazio.

Voltamos para o que dissemos no início: Deus é o dono de tudo. Você nunca vai estar em apuros financeiros se lembrar essas seis palavras. Elas vão revolucionar seu pensamento sobre as finanças. Gostaria que “Deus é o dono de tudo” pudesse aparecer em cada talão de cheques, cada bolso, cada declaração de imposto de renda, cada transação de ações, cada cartão de crédito, cada hipoteca da casa, cada título de carro, cada contrato imobiliário, e cada negócio. Gostaria que todas coisas em nossos lares, incluindo as casas, estivessem carimbadas com esse lembrete em letras garrafais.

Richard Foster, em um excelente livro sobre a vida disciplinada, escreveu:

Quando Jesus usou o termo aramaico mammon para referir-se a riqueza, Ele estava dando-lhe um caráter pessoal e espiritual. Quando ele declara: “Você não pode servir a Deus e ao Dinheiro” (Mateus 6:24), está personificando mammon como um Deus rival… Mammon é um poder que procura nos dominar.

Eu amo o jeito que Foster expressa: o dinheiro é um “Deus rival” que “procura nos dominar”; assim como o sexo ou a fama. Pare e pense por um momento. Você realmente vive a sua vida com mãos abertas? Ou está lutando com a ganância, segurando as coisas, dinheiro, investimentos, influência?

A poetisa Martha Snell Nicholson diz melhor do que eu poderia dizer:

Uma por uma, Ele as tirou de mim,
Todas as coisas que eu mais valorizava,
Até que eu estava de mãos vazias;
Todo o brinquedo brilhante foi perdido.

 

E caminhei pelas estradas da terra, aflita,
Em meus trapos e pobreza.
Até que ouvi a voz Dele a me convidar:
“Levante essas mãos vazias a Mim!”

 

Assim que ergui minhas mãos para o céu,
Ele encheu-as com a fartura
De Suas próprias riquezas transcendentes
Até que elas não poderiam conter mais.

 

E finalmente compreendi
Com minha mente estúpida e lerda,
Que Deus não poderia derramar Sua riqueza
Em mãos já cheias!

 

Confie Nele. Largue mão. A você foi dado uma importante tarefa: ser um bom mordomo do que Ele lhe confiou; nada menos, nada mais. Deus é o dono de tudo.

  1. Oscar Wilde, The Picture of Dorian Gray (New York: Barnes & Noble Classics, 2003), 35.
  2. Joe Lewis, “Quotes,” em Joe Lewis: The Official Web Site, http://www.cmgww.com/sports/louis/quotes.htm (accessed October 11, 2010).
  3. Sophie Tucker, citado em Charles R. Swindoll, The Tale of the Tardy Oxcart and 1,501 Other Stories (Nashville: Word, 1998), 442.
  4. Charles R. Swindoll, Strengthening Your Grip: Essentials in an Aimless World (Dallas: Word, 1982), 84–85.
  5. John Wesley, “The Use of Money,” em Sermons on Several Occasions (New York: G. Lane & C. B. Tippett, 1845), 446, http://books.google.com/books?id=2PI8AAAAcAAJ&printsec=frontcover&dq=sermons+on+several+occasions&hl=en&ei=0QS-TOWYE8L_lgeEs83iBw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDMQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false (acceso 19 octubre 2010).
  6. Richard J. Foster, Money, Sex & Power: The Challenge of the Disciplined Life (San Francisco: Harper & Row, 1985), 25–26.
    Martha Snell Nicholson, “Treasures” in Ivory Palaces (Moody Publishers, 1946), 67.

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Charles R. Swindoll, Inc. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Finanças.

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.