Esperando em uma terra exausta

Um dos lugares favoritos que eu visitei quando excursionava em Israel foi o Deserto de Judá. Porque essa terra deserta está quase completamente inalterada desde os dias bíblicos, eu achei fácil, até mesmo estranho, contemplar toda a paisagem e ponderar que homens, como Josué, Davi, Jeremias, João Batista e Jesus viram essas colinas quase exatamente como eu as vejo.

Durante um dos momentos mais desesperados da vida de Davi, aquele que era o futuro rei ungido de Israel se via correndo como um renegado na própria terra sobre a qual ele um dia governaria. Perseguido pela inveja do rei Saul, Davi se refugiou no Deserto de Judá. Ali Davi orou:

Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água (Salmo 63: 1).

David não estava brincando sobre a terra. Ela consistia de pilhas intermináveis de pedras, subidas íngremes, sem árvores, vegetação escassa, de pouca água, leve sombra e lagartos. Até onde minha vista podia alcançar, era vazio, seco, e deprimente.

Mas, o afastamento do deserto da Judéia ofereceu um refúgio ideal. Ao longo das Escrituras, este deserto é muitas vezes descrito como um lugar tanto de fuga como de solidão espiritual. Por quê? Porque ninguém iria querer segui você lá!

A “terra seca e exausta” serviu de cenário para o próprio cansaço de Davi. E a falta de água em torno dele ilustrou uma sede ainda mais profunda que sentia: “A minha alma tem sede de ti” (63:1). No auge do seu sofrimento emocional e físico, Davi buscou refúgio em sua vida espiritual. Ele ansiava por Deus.

Durante os muitos anos em que Davi fugia de Saul, Deus também usou esse deserto, para moldar o caráter de Davi, através da disciplina de esperar Nele. O Senhor faz o mesmo em nossas vidas, não é verdade? Deus muitas vezes permite que as circunstâncias cansativas nos atinjam para nos obrigar finalmente a fazer o que deveríamos ter feito desde início: entregar todo o controle a Deus.

A paisagem imutável do Deserto de Judá me lembra do compromisso imutável de Deus de moldar nossas vidas como crentes, a fim de assemelharem-se à vida de Seu Filho. Se esse é o nosso objetivo, o deserto exausto que Ele nos conduz não vale a pena?

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Insight for Living. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Bíblia, Israel and tagged .

Wayne Stiles recebeu seu Mestrado de Teologia em Ministérios Pastorais e Doutorado de Ministério em Geografia Bíblica no Seminário Teológico de Dallas. Em 2005, depois de servir no pastorado por 14 anos, Wayne se juntou à equipe dos Ministérios da Insight for Living, onde ele lidera e trabalha ao lado de uma equipe de escritores, editores e pastores, e serve como o Vice-Presidente Executivo e Diretor Principal de Conteúdos. Wayne e sua esposa, Cathy, vivem em Aubrey, Texas, e têm duas filhas na faculdade.