Ele era o tipo de amigo que todos nós desejamos. Seu nome era Jônatas, o filho do rei Saul e portanto seu herdeiro. No entanto, Jônatas era um amigo leal a Davi, o menino pastor de Belém, a quem Deus havia escolhido para suceder Saul como rei. Enaquanto Saul estava ferozmente focado em matar Davi, Jônatas estava ferozmente dedicado à sua amizade com Davi. Firme e obstinado, Jônatas tinha um compromisso inabalável com Davi.
Quem não gostaria de ter um amigo como Jônatas? Eu chamo essa pessoa de “amigo de alma” – um tipo de amigo que lhe dá tempo para desabafar, chorar, resolver as coisas, questionar e expressar emoções sem julgamento ou traição. Um “Jônatas” que continua firme, como suporte robusto e seguro ao longo das estações da vida. Um “Jônatas” é necessário, especialmente quando a vida é dura.
Ser um cuidador para alguém com deficiência traz muitos desafios, mas, infelizmente, há muito poucos “Jônatas” para fornecer cuidado ao cuidador! Romanos 12:10-16 fornece muitas características de um “Jônatas”. Se você conhecer alguém que vive com as demandas de cuidado aparentemente insuportáveis, a pessoa precisa de um “Jônatas” mais do que você pode imaginar!
Leia as palavras de Paulo e, em seguida, observe as qualidades identificadas na passagem. Eu achei treze:
- Honra
- Zelo
- Fervor espiritual Servir como ao Senhor
- Alegria
- Esperança
- Paciência
- Fidelidade
- Hospitalidade
- Bênção incondicional
- Empatia
- Harmonia
- Humildade
Na vida de Davi, Jônatas foi essencial. Em nossas vidas, “Jônatas” também são essenciais, principalmente para aqueles com demandas intermináveis e profundos sofrimentos emocionais. Peço a você que busque o Senhor hoje, pedindo a Ele para te levar a alguém para quem você pode se tornar um “Jônatas”. Assim, você será usado por Deus para dar a esta pessoa ajuda inestimável e muita esperança.
Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Insight for Living. Todos os direitos mundialmente reservados.