Deus nos ensina a descansar

Mateus 6:25b

“Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? “ (Mateus 6:25b)

 

    Numa sociedade que glorifica o trabalho, descansar e aproveitar a vida que Deus nos deu em abundância não é tarefa fácil. Chega a ser absurdo: algumas pessoas se sentem culpadas ao simplesmente parar. Muitos desenvolveram uma compulsão quase neurótica por produzir, realizar e consumir, esquecendo que viver vai muito além disso — ou melhor, que isso nem é viver de verdade.

   Mesmo os cristãos não estão imunes às fraturas causadas pelo estresse, especialmente aqueles com vocação ministerial. Quantos pastores ou missionários você conhece que realmente conseguem desfrutar de momentos de lazer sem culpa? E quantos executivos cristãos reservam tempo suficiente para descansar e se recuperar? Por outro lado, quantas vezes já ouvimos alguém se orgulhar de não tirar férias há anos ou de estar sempre ocupado demais para desacelerar?  O trabalho se tornou a principal fonte de identidade das pessoas. A resposta para quase todos os problemas parece ser: ‘Trabalhe mais’. Mas podemos pensar de outra forma. Não se trata apenas de dizer: ‘Não há problema em relaxar’, mas de afirmar que ‘descansar é essencial !’ 

A Bíblia nos diz em Efésios 5 para sermos “imitadores de Deus”, então, devemos fazer o que Ele faz, responder à vida como Ele responde, modelar Seu estilo. Mas, para fazer isso, é preciso aceitar o valor da quietude, de desacelerar, de nos distanciarmos do barulho e da velocidade do ritmo atual e de ampliarmos nossas vidas com uma visão do alcance eterno do tempo. Sem promover irresponsabilidade, a ideia é clara: você pode se divertir e ainda ser produtivo, na verdade, é bem provável que, estando descansado e tranquilo, você será ainda mais eficiente, pois seu corpo e sua mente estarão com as funções restauradas. 

   Quero convidar você a fazer a leitura do texto abaixo como uma oração, iniciando um novo compromisso com sua qualidade de vida:

“Senhor Deus, o mundo parece pequeno, cansativo e sombrio. Muitas vezes suportamos a paisagem em vez de apreciá-la. Levamos a vida demasiado a sério, e o nosso estresse se multiplica.

Desejamos mudança, cura para o tédio e para a rotina. Tu nos fizeste pessoas completas, livres para pensar e desfrutar do lazer, não escravos acorrentados a uma agenda. Capacita-nos a nos libertar, mostra-nos caminhos para isso, dá-nos coragem para começar hoje e esperança para acordar renovados amanhã, e todos os dias.

Ajuda-nos a reconectar com nossa criança interior. Que possamos nos encantar novamente com os sons, os cheiros e as cores do universo que nos deste. Convence-nos da importância das amizades, do riso e do deslumbramento. Ensina-nos a agir com responsabilidade na preservação e cuidado da criação.

Que nos tornemos, à imagem de Teu Filho, pessoas comprometidas com altos padrões de excelência e devoção à Tua vontade, generosas, com relacionamentos saudáveis e diariamente em paz contigo e com os irmãos.

Assim oramos, em nome de Jesus. Amém.”

Ao fazermos dessa oração um compromisso diário, lembramos que descanso, alegria e conexão são dons de Deus para nos renovar. Que possamos honrar nosso Criador vivendo em equilíbrio, cuidando de nós mesmos, dos outros e do mundo ao nosso redor, e assim experimentar a verdadeira paz que só Ele oferece.

 

 

Posted in Como Conhecer a Deus.

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.