Distribuindo a Carga

(Êxodo 18:17)

 “Respondeu o sogro de Moisés: “O que você está fazendo não é bom”. (Êxodo 18:17)

Todos nós temos um limite. Quando insistimos em carregar além do que podemos, corremos o risco de uma sobrecarga que afeta não apenas o corpo, mas também a mente e o coração. 

Na física, que é a ciência que estuda a força, o peso e  o movimento, nós aprendemos que estresse é a pressão exercida sobre algo. Quando esta pressão ultrapassa o limite de sua resistência, o material pode se deformar ou até se romper. Na vida, acontece algo semelhante: quando somos submetidos a pressões além do que conseguimos suportar; nossa mente, nossas emoções e nosso corpo começam a dar sinais de desgaste. Por isso, reconhecer e lidar com o estresse não é apenas uma questão emocional, mas também de cuidado com a própria vida. Reconhecer e respeitar os limites não é fraqueza, mas sabedoria. É um lembrete de que fomos criados para depender de Deus e também para caminhar em comunhão com os outros. A autossuficiência e o isolamento não contribuem para o nosso bem-estar.

Qual seria, então, a solução prática e acessível para amenizar a pressão e evitar o estresse? A resposta é distribuir a carga.

Moisés é um exemplo de alguém que assumiu responsabilidades além do que podia suportar. Ele estava cercado por uma infinidade de necessidades, pessoas, pedidos, decisões e problemas para resolver. Ele se via sobrecarregado pelo peso de conduzir tudo sozinho. Certa vez, seu sogro, Jetro, o visitou, e não hesitou em lhe dar um conselho. Jetro viu que seu genro estava à beira da exaustão, e que a ansiedade causada por tanto trabalho logo afetaria o bem-estar de Moisés. “O que você está fazendo não é bom”, ele disse. “Você logo se cansará, pois a tarefa é muito pesada; você não pode fazê-la sozinho.”  

Enquanto Moisés ouvia, Jetro continuou: “Escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem o lucro desonesto. Que eles julguem o povo em todo o tempo; e que toda questão importante eles apresentem a você, mas toda questão pequena eles mesmos julguem. Assim, será mais fácil para você, e eles levarão o fardo com você”…Então Moisés ouviu seu sogro e fez tudo o que ele havia dito.’ (Êxodo 18: 21-24). Moisés foi inteligente em ouvir o conselho de um homem sábio.

O plano não era que ele se retirasse completamente da cena. Sua presença ainda era extremamente valiosa, mas ele precisava definir as coisas mais estratégicas com as quais deveria lidar, separar as questões realmente importantes, e então distribuir o restante da carga de trabalho para pessoas qualificadas; ou seja, tementes a Deus, comprometidos com a verdade, que odeiam o ganho desonesto e competentes na liderança. 

Se Moisés tivesse escolhido o tipo errado de líderes para ajudar a lidar com a sua carga de trabalho, seu estresse teria aumentado, e não diminuído. Mas ele fez como Jetro havia sugerido: escolheu homens capazes de todo o Israel e os constituiu líderes sobre o povo. Isso, sem dúvida, permitiu que ele fosse mais eficaz e tivesse uma liderança significativa. Um bom exemplo a ser seguido.

Você é do tipo que tende a assumir tarefas demais, lidar com as demandas sozinho e se manter firme sem pensar muito em dividir a carga? Ouça o conselho de Jetro: “O que você está fazendo não é bom“. Talvez este seja o principal motivo pelo qual você esteve ansioso nos últimos dias. Seja honesto o suficiente para admitir, se for verdade. Esse é o primeiro (e mais importante) passo no processo de mudança. 

O que o faz pensar que é capaz o suficiente para lidar com mais do que deveria? Por que você sente a necessidade de continuar vivendo sob o peso da ansiedade quando parece tão natural dividir o trabalho? Encontre pessoas qualificadas para ajudá-lo a realizar o trabalho. Este mesmo princípio funciona quando você está sob a pressão de uma provação intensa em sua vida. Não precisa enfrentá-la sozinho. Compartilhe. Deixe que algumas pessoas participem dessa experiência que você tem vivido de forma solitária. Elas podem estar ao seu lado e fornecer um enorme apoio, aliviando muito do estresse que você, de outra forma, estaria suportando sozinho.

Oração:
Senhor, ensina-me a reconhecer meus limites e a não carregar sozinho pesos que não consigo suportar. Dá-me humildade para compartilhar minhas lutas e sabedoria para buscar apoio em pessoas que o Senhor coloca ao meu lado. Que, em Ti, eu encontre descanso e renovação. Amém.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.