(Provérbios 3:5-6)
“Confie no Senhor de todo o seu coração, e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça-o em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”. (Provérbios 3:5-6)
Quero compartilhar palavras de esperança com quem se sente preso nas garras da preocupação.
Nosso texto de referência é um dos provérbios mais conhecidos de Salomão: “Confie no Senhor de todo o seu coração, e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça-o em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”. Talvez, de tão conhecido, ele já não cause tanto impacto. Por isso, sugiro que você releia com calma, quem sabe até em voz alta, para que cada palavra encontre lugar no seu coração.
Neste provérbio encontramos quatro verbos-chave: confiar, não se apoiar, reconhecer e endireitar.
Os três primeiros estão ligados à nossa responsabilidade: confiar de todo o coração, não depender apenas do próprio entendimento e reconhecer Deus em cada caminho; O quarto verbo revela a parte de Deus: Ele é quem endireita as veredas.
Observe também que o termo “seu” aparece várias vezes. Isso enfatiza que se trata de uma escolha pessoal. Ninguém pode confiar ou reconhecer Deus no seu lugar.
O que significa confiar de verdade? Confiar no Senhor é lançar sobre Ele todas as suas necessidades presentes e futuras, encontrando n’Ele segurança e proteção. Isso envolve a mente, o coração e a vontade. Significa recusar-se a se apoiar na engenhosidade humana, para reconhecer a presença de Deus em cada circunstância. E quando fazemos isso, Ele suaviza os obstáculos e endireita completamente o nosso caminho.
Quero lembrar aqui algumas verdades que saltam do texto:
- Esta é uma promessa para ansiosos reivindicarem hoje;
- Deus fará a Sua parte, mas antes espera nossa obediência;
- Ele requer confiança absoluta, não palavras vazias;
- Não existe área da sua vida com a qual Ele não saiba lidar, inclusive a sua preocupação de agora.
A preocupação nos prende, mas a confiança em Deus nos liberta. Quando decidimos entregar a Ele cada detalhe da nossa vida, podemos caminhar sem ansiedades, certos de que Ele está cuidando dos nossos caminhos.
Neste momento, entregue a Ele o que está corroendo sua mente. Recuse-se a alimentar a dúvida e o medo. Coloque tudo nas mãos de Deus, confie e descanse.
Agora, aplique a promessa à sua própria vida. Preencha as lacunas com o que mais tem lhe tirado a paz:
“Confie no Senhor de todo o seu coração, e não se apoie no seu próprio entendimento. Reconheça-o presente, cuidando de ___________________, e ele endireitará ______________________”.
Oração:
Senhor, hoje eu escolho confiar em Ti de todo o meu coração. Entrego em Tuas mãos minhas preocupações e incertezas. Ajuda-me a não me apoiar no meu próprio entendimento, mas reconhecer a Tua presença em cada passo. Em nome de Jesus. Amém.