Mudando o quadro

(Provérbios 24:10)

Em meados dos anos 80, Bill Marriott Júnior chegou ao seu ápice nos negócios. Seus hotéis e serviços eram o sucesso da indústria hoteleira. Um dia, quando Bill estava de férias com a família num dos seus resorts, ele foi andar de barco, mas ao dar a partida, o barco explodiu, lançando o Bill ao mar. Um acidente que deixaria sequelas para o resto de sua vida. Mas você acha que ele desistiu ou se entregou? Não. Ele acelerou. A adversidade o fez retornar a um bilhete que seu pai havia escrito para ele em 1964, quando nomeou Bill como o novo presidente da empresa. Naquela época, ele tinha aproximadamente 30 anos. Os olhos de Bill queimaram quando leram os sábios conselhos de seu pai.
Veja que belos conselhos:

  1. Mantenha-se fisicamente em forma, mental e espiritualmente forte. 
  2. Proteja seus hábitos, caso contrário, os maus hábitos o destruirão.
  3. Ore sobre todo o problema difícil.
  4. Estude e siga princípios de gerenciamento profissionais.
  5. As pessoas são prioridade. Seu desenvolvimento, lealdade, interesse,  espírito de equipe. Desenvolva os gerentes em todas as áreas.
  6. As pessoas crescem tomando decisões e assumindo responsabilidades sozinhas. Deixe bem claro por quais decisões cada gerente é responsável e quais decisões você reserva para você mesmo.
  7. Tenha todos os fatos e conselhos necessários, depois, decida e permaneça firme na decisão.
  8. Não critique as pessoas. Faça referências a elas apenas para seu supervisor ou alguém responsável por isso.
  9. Veja o lado bom das pessoas e tente desenvolver essas qualidades.
  10. Se um funcionário for claramente incapacitado para o emprego e isso não puder ser superado, encontre um trabalho que ele possa efetuar ou encerre isso. Não espere. 
  11. Administre seu tempo. Conversas curtas, diretas ao ponto. Faça com que cada minuto do trabalho renda. Trabalhe de forma mais eficiente, passando menos tempo no trabalho. Alguns desperdiçam metade do tempo com inutilidades e esforços indevidos ou mal direcionados. 
  12. Delegue e controle os resultados. Deixe que sua equipe cuide de como ela mesmo está trabalhando para se chegar aos resultados esperados, guarde sua energia para o planejamento, raciocínio, trabalho com chefes de departamento, promoção de novas idéias. Não faça o que outra pessoa pode fazer por você.
  13. Idéias mantêm o negócio vivo. Saiba o que os seus concorrentes estão fazendo e planejando. Encoraje todos os gerentes a pensar em melhores idéias e dê sugestões em tudo que possa melhorar o negócio. Invista tempo e dinheiro em pesquisa e desenvolvimento.
  14. Não tente fazer o trabalho de nenhum funcionário. Aconselhe e sugira. 
  15. Pense de maneira objetiva e mantenha o senso de humor. Torne o negócio divertido para você e para os outros. 

Bill seguiu os conselhos de seu pai e cada uma dessas recomendações ocupou sua mente por mais tempo que as sequelas daquele acidente. 

Na vida de uma pessoa sábia, a adversidade ajuda a redescobrir valores e projetar para o alcance de coisas maiores.

 

“Se você vacila no dia da dificuldade, Como será limitada a sua força.”  (Provérbios 24:10)

Posted in Como Conhecer a Deus.

Fernando Bochio é pastor há mais de 40 anos. Professor de Teologia, conferencista, consultor internacional para organizações cristãs, atua também no mentoreamento e coaching de pastores e lideres. Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver – RPV – no Brasil e para países de Língua Portuguesa. O Razão Para Viver integra o Insight for Living, Ministério Internacional do Dr. Charles R. Swindoll, que tem o compromisso com a excelência na comunicação da verdade bíblica e sua prática. Fernando e Ieda Bochio são casados há 47 anos e juntamente com seus filhos estão fortemente engajados com o fortalecimento de igrejas e organizações cristãs.