(Salmo 78:7)
O Salmo 78 é um cântico que nos convida a inclinar os ouvidos e mergulhar nas memórias do seu compositor – Asafe. Através de suas palavras, somos levados a relembrar os dias tristes de desobediência e rebeldia do povo de Israel durante a peregrinação no deserto.
Ao longo do salmo, Asafe contrasta a fidelidade e misericórdia de Deus com a incredulidade de Israel. No versículo 9, ele menciona os filhos de Efraim, guerreiros habilidosos no arco e flecha, mas que, no dia da batalha, deram as costas e fugiram. Eles tinham treinamento e armamento suficientes, mas faltava algo essencial: disciplina e coragem.
Enquanto tudo estava tranquilo, aqueles homens pareciam destemidos, mas, quando as dificuldades chegaram, eles abandonaram o campo. Eles estavam dispostos a lutar apenas quando lhes era conveniente.
Infelizmente, essa atitude ainda é comum. Há muitas pessoas como os filhos de Efraim – dentro e fora da igreja. Elas parecem firmes, espirituais e preparadas, mas quando os desafios chegam, desistem. Suas palavras e orações brilham como flechas ao amanhecer, mas basta que o calor da adversidade aumente, e elas derretem. Eles simplesmente não conseguem lidar com lutas e dificuldades, não suportam a pressão, e escolhem sempre o caminho mais fácil.
Harry S. Turman, que foi presidente dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, costumava dizer: “se você não gosta do calor, saia da cozinha”. Ele usava esta expressão para dizer que, se alguém não consegue lidar com a pressão e as dificuldades de uma situação, é melhor desistir. Sua frase se tornou bastante popular. Mas o conselho aqui é diferente: fique na cozinha, enfrente o calor, e aprenda a lidar com as provações.
Se você está enfrentando alguma batalha difícil, fugir não é vencer. Fique firme. Não é fácil, mas é possível. Busque em Deus a força para perseverar, para manter sua integridade em meio à tempestade. A vitória não está na fuga, mas na perseverança.
“…para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Senhor…”
(Salmo 78:7)
Oração
Senhor, perdoe nossas presunções e nossos medos. Que jamais nos esqueçamos de que Tu és Aquele que nos fortalece em meio às maiores dificuldades. Que nossa alma possa se manter em paz e segurança, sem desistir, mas confiando em Ti.