O conhecimento que nos torna sábios

A ignorância nunca será uma virtude. Você pode tentar disfarçá-la com belas aparências, mas ela jamais será atraente ou elegante. Certamente, ela não é companheira da sabedoria, ao contrário, a ignorância é o terreno fértil do medo, do preconceito e da superstição, e até uma condição que ajuda a aprisionar mentes, ou seja, tornar as pessoas dependentes, limitando a busca pelo conhecimento.

Segundo Spurgeon, a ignorância é a mãe da imprudência, e para Shakespeare, ela traz uma escuridão desesperadora.
Precisamos estar atentos para não cair na armadilha da ignorância. Nossos pais da fé foram zelosos com o conhecimento e a verdade. Eles preservaram os ensinamentos divinos por escrito para que as gerações futuras conhecessem o caminho certo a seguir. Esta sabedoria foi transmitida de geração em geração com o propósito de nos orientar com a sabedoria dos princípios fundamentais para viver.

Certa vez, Jesus chamou a atenção de um grupo de homens que tentava fazê-lo cair em contradição. Ele disse: ‘Vocês erram porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus”. Conhecer envolve tempo, dedicação e é muito mais do que ter uns rápidos minutos de leitura automática. Conhecer as escrituras implica investir tempo na leitura, reflexão, memorização e aplicação prática das verdades no nosso contexto diário. Conhecer o poder de Deus implica investir tempo com Deus, falar com Ele e ouvi-lo.

É curioso que quando estamos aflitos, atormentados por algum problema, sempre é mais fácil encontrar tempo para falar com Deus. Mas para conhecê-Lo é preciso encontrar tempo de qualidade, acalmar o coração turbulento e ansioso, vislumbrando a grandiosidade de Deus, e ouvi-lo, não apenas com os ouvidos físicos, mas com os ouvidos da alma. 

Conhecer as Escrituras e o poder de Deus é tarefa para a vida toda. Conhecer as escrituras e o poder de Deus nos livra de ser ignorantes e nos torna pessoas sábias e humildes.

Busque ainda hoje essa virtude, aproxime-se de Deus com humildade e sinceridade de coração, e seja amigo da sabedoria.

‘Vocês erram por não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus’. (Mateus 22:29)

Oração

Querido Deus, sei que só em Ti encontro discernimento para minha vida, abre minha mente e coração para as Tuas verdades, eu quero conhecer e reconhecer o Teu poder e sabedoria todos os dias.

 

Posted in Como Conhecer a Deus.

Fernando C. Bochio é pastor batista há 46 anos. Formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e pelo Seminário Unido de Teologia, é Doutor em Ministérios pelo Seminário Teológico de Dallas, Texas- EUA, e Mestre em Teologia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra; é professor de teologia, conferencista e consultor internacional para organizações cristãs, atuando também na capacitação e mentoreamento de pastores e líderes.
Fernando pastoreou igrejas nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde também dirigiu e atuou em programas cristãos para radio e TV. Sua visão e experiência como consultor internacional contribuiu para que inúmeras lideranças e organizações cristãs se fortalecessem em seu propósito de atuar com profissionalismo e afinadas com sua missão para a transformação social.
A Palavra de Deus teve grande impacto em sua vida desde sua conversão, quando era um jovem ateu convicto. A partir desse momento, um dos eixos centrais de seu ministério tem sido o ensino da Palavra e o cuidado e capacitação de líderes.

Pr. Fernando é o responsável pelo Ministério Razão Para Viver (RPV) no Brasil e para países de Língua Portuguesa; é casado com Ieda Bochio há 48 anos, e eles têm 3 filhos e 5 netos: Diogo, casado com Veronica, pais de Alice e Isabel; Heidi, casada com Stephen e pais de Thomas e Abigail; e Miriam Fernanda, casada com Fernando e pais de Pascal e Charlotte.