medo e preocupação

Não tenha medo e não fique preocupado

I Pedro 3:14b

Pedro nos fornece algumas maneiras através das quais podemos viver em um mundo injusto.

Não tenha medo e não fique preocupado (I Pedro 3:14b)

Não é necessária uma linguagem universitária para interpretar este conselho. Pedro aponta suas respostas comuns: medo e preocupação. Sofro das duas coisas quando tenho de ser operado em um hospital, você não?

Mas observe o que diz Pedro: primeiro, olhe para a palavra “amedronteis”. Ela vem da palavra medo, que se origina do termo phobos, de onde também tiramos o vocábulo fobia. Esse tipo de medo é aquele que nos enche de terror e nos faz levantar voo, fugindo da pressão. Pedro diz: “Não faça isso. Não há motivos para fugir. Não tente escapar da luta. Não entre em pânico”.

Na segunda frase ele nos diz que não precisamos ‘ficar alarmados’. A palavra ‘alarmado’ em grego significa ‘ficar agitado’, ‘inquieto’, a ideia de sentir uma agitação ou tumulto interno. Lembre-se de João 14:1: “Não se turbe o vosso coração”. É a mesma raiz da palavra aqui utilizada.

A energia e esforço que gastamos ao nos preocuparmos nunca resolverá o problema. Na verdade, isso costuma piorar a nossa situação, criando uma terrível confusão interna que pode nos paralisar, se permitirmos a sua intensificação.

O conselho de Pedro para nós é que, mesmo sendo pressionados pelas lutas e por pessoas que tentam nos intimidar, podemos ter paz de espírito. Na mesma medida em que o perseguidor ou instigador estiver preocupado, podemos ser livres do pânico e preocupação. Como? Por quê? Porque sabemos que Deus está ao nosso lado.

Trecho retirado de O poder da esperança  de Charles R. Swindoll. © 2012 Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Sem categoria and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.