Deus estará com você

Quando o Senhor chamou Moisés da sarça ardente para ser seu profeta, o pastor inicialmente resistiu a chamada. Moisés veio com uma variedade de desculpas, e isso mostra que sua perspectiva estava completamente fora de sintonia. Quando Deus disse a Moisés para ir e proferir as palavras divinas ao Faraó, Moisés respondeu: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” (Êxodo 3:11). Observe o foco dos comentários de Moisés, ele estava preocupado com suas próprias habilidades para realizar a obra de Deus.

No entanto, ao invés de deixar Moisés desanimado com mal-entendido, Deus imediatamente lhe ofereceu uma revelação ainda maior, dizendo a Moisés: “Eu Sou o que Sou” está te enviando (3:14). Esta frase, “EU SOU”, muitas vezes tem deixado leitores confusos, mas seu significado foi especialmente instrutivo para Moisés neste contexto. Ele só tinha pensado em si mesmo, enquanto Deus expunha a missão. Ao identificar-se como “EU SOU”, Deus deixou claro a Sua existência no mundo e, ainda mais, a Sua presença nestas circunstâncias específicas de Moisés. Esse nome de Deus é uma declaração de que Ele existe e está presente e operante no mundo, uma verdade que poderia servir como um grande conforto para Moisés quando ele estivesse diante de um Faraó antagônico repetidas vezes.

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Insight for Living. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Personagens Bíblicos, Teologia and tagged .

John Adair recebeu seu Mestrado em Teologia no Seminário Teológico de Dallas, onde também concluiu seu Ph.D. em Teologia Histórica. Ele serviu por sete anos como um dos escritores do Departamento de Ministérios Criativos nos Ministérios Insight For Living. John e sua esposa, Laura, têm três filhos.