Tornando-se o homem ou a mulher segundo o coração de Deus

Quando Deus examina a terra em busca de líderes em potencial, Ele não está em busca de anjos em carne e osso. Certamente Ele não está à procura de pessoas perfeitas, uma vez que isso nem existe. Ele está à procura de homens e mulheres como você e eu, apenas pessoas feitas de carne. Mas Ele também está à procura de pessoas que compartilham as mesmas qualidades que Ele encontrou em Davi. Deus está procurando homens e mulheres “segundo o Seu coração” (1 Samuel 13:14).

O que significa ser uma pessoa segundo o coração de Deus? Isso significa que sua vida está em harmonia com o Senhor. O que é importante para Ele é importante para você. O que pesa para Ele pesa para  você. Quando Ele diz: “Vá para a direita”, você vai para a direita. Quando Ele diz: “Pare com isso em sua vida”,  você deve pará-lo. Quando Ele diz: “Isto está errado e eu quero que você mude”, você se resigna a Ele, porque você tem um coração dedicado a Deus. Isso é o que interessa, o cristianismo bíblico.

Quando você é um homem ou uma mulher segundo o coração de Deus, você é muito sensível às coisas espirituais. 2 Crônicas 16:9 explica desta forma:

“Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração” (grifo nosso).

O que Deus está procurando? Ele está à procura de homens e mulheres cujos corações estão totalmente dedicados a Ele. Isso significa que não há nada escondido nos armários. Nada foi varrido para debaixo dos tapetes. Isso significa que quando você faz algo errado, você o admite e se sujeita a Ele. Você anseia agradar a Deus em suas ações. Você se preocupa profundamente sobre as motivações por trás de suas ações. Deus não está à procura de exemplares magníficos da humanidade. Ele está a procura de servos íntegros, profundamente espirituais, genuinamente humildes, honestos até a alma.

Ouça alguns dos sinônimos para esta palavra hebraica thamam traduzida como “integridade”: “Completo, inteiro, inocente, tendo a simplicidade da vida, saudável, são, intacto”. Isto é o que você deve ser quando ninguém está te olhando. Vivemos no mundo que diz, em muitos aspectos, “tudo que importa é você causar uma boa impressão”. Mas você nunca seria o homem ou a mulher de Deus, se isso for a sua filosofia. Nunca. Você não pode fingir com o Todo-Poderoso. Ele não se impressiona com aparências. Ele sempre se concentra nas qualidades interiores, como o caráter do coração… aquelas coisas que levam tempo e disciplina para cultivar.

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Charles R. Swindoll, Inc. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Homens, Mulheres, Personagens Bíblicos and tagged , .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.