Conformar ou transformar

Romanos 12:1 trata do físico, o nosso corpo. Romanos 12:2 lida com a metafísica, as nossas mentes.

Os judeus focavam toda a sua atenção no comportamento ético e público de uma pessoa, o que é bom em muitos aspectos. No entanto, Jesus não estava satisfeito com a mera obediência externa ou física. Ele pediu para que seus seguidores tivessem corações limpos primeiro, depois as mãos limpas (Mateus 15:17-20; Marcos 7:14-15). Isso porque tanto o pecado quanto a retidão começam na mente, ou seja, nós temos uma escolha entre duas alternativas. Podemos “[nos conformar] a este mundo” ou podemos “[transformar-nos] pela renovação da [nossa] mente” (Rm 12:2 JFAA).

A palavra grega para “conformar” é syschematizo e significa “ser moldado de acordo com um padrão”. É um composto da preposição com mais a palavra esquemático.

A palavra traduzida por “transformar”, metamorphoo, significa “ser mudado de uma coisa em outra”. Essa palavra grega é transliterada para tornar a palavra metamorfose, que é comumente usada para descrever a transformação de uma lagarta em borboleta.

Nosso mundo foi criado bom, mas desde então foi corrompido pelo pecado humano. Aguardamos ansiosamente pelo dia em que Cristo retornará e irá refazer o mundo para refletir o caráter de Deus. Até lá, devemos rejeitar o padrão de pensamento que vem do mundo corrompido e, em vez disso, vivermos vidas transformadas, diferente daqueles que estão vivendo de acordo com o sistema do mundo decaído.

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Insight for Living. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Fracasso, Pecado, Vida Cristã and tagged .

Ministério Razão Para Viver

View posts by Ministério Razão Para Viver

Uma variedade de autores qualificados contribuem com conteúdo para o Ministério Razão Para Viver - de escritores dedicados, a conselheiros bíblicos ou pastores de outros países. Mas antes de qualquer palavra escrita na página, estes homens e mulheres biblicamente treinados estudam, oram e trabalham sobre cada tópico para que cada bem escrito artigo elabore a integridade da Escritura com os fundamentos práticos das necessidades de hoje.