Depressão: esperança para os dias cinzentos

Alguns chamam isso de “dias de Jonas” – os tempos em que você se sente deprimido, quando não é possível ter uma visão positiva da vida. Mas Jonas não era a única pessoa na Bíblia que sofreu com este tipo de depressão. Elias tornou-se também oprimido. E a mesma coisa aconteceu com o rei Davi.

Em nossa realidade, a depressão nos visita em graus diferentes de vez em quando. Mais de uma em cada cinco pessoas devem sofrer de algum tipo de depressão na vida. Os médicos nos dizem que a depressão temporária é tão comum quanto um resfriado. A depressão pode também emitir a sua sombra sobre os cristãos. No entanto, a única diferença é que temos um refúgio – um abrigo em tempos de tempestade. E então, com a expectativa confiante de que o Deus de toda consolação vai fortalecê-lo com a Sua esperança, oferecemos-lhe esta ajuda refrescante e prática para aqueles dias cinzentos:

Vislumbres de Deus além do cinza

Deus pode e vai usar essa experiência em sua vida para o bem. Você pode querer argumentar, ignorar ou gritar contra as suas circunstâncias, mas acredite que Deus está trabalhando. Deus faz algo maravilhoso em você quando, apesar da dor, você permanece consistente no seu desejo de confiar nEle. Ele te ensina as novas dimensões da oração quando você se sente sozinho, paciência quando seu mundo está fora de controle, bondade e gentileza quando você prefere atacar, e uma esperança que nunca pode ser quebrada. Deus não vai desperdiçar essa dificuldade que você está passando. Seja Ele ou não o autor de sua dificuldade, Ele vai te resgatar desta circunstância e irá transformá-lo em um presente.

Como obter a perspectiva

Nos dias em que você batalha contra os sentimentos de depressão, tome medidas ativas que enfoquem a sua atenção:

1. Cultive sua intimidade com Deus.
Dedique tempo para meditar, orar e buscar a Deus. Leia os Salmos e outras seleções estimulantes e regozije-se em Seu caráter.

2. Olhe para o bem e espere a encontrá-lo.
A atitude que você escolhe muitas vezes determinará o que vai encontrar. Preencha o seu dia de gratidão.

3. Pare de procurar o por quê.
Embora seja comum que as pessoas deprimidas questionem a presença de Deus, o Seu caráter ou Seu plano, algumas respostas não são encontradas neste lado do céu. Aceite que Deus está no controle.

4. Foque nas necessidades dos outros.
Considere juntar-se a um grupo de oração, ou fazer trabalhos voluntários na sua igreja ou comunidade.

5. Escolha as maneiras saudáveis de lidar com o estresse e raiva.
Seja desabafando com alguém, desfrutando de uma atividade, passando um tempo na solitude ou desenvolvendo uma mentalidade diferente – encontre algo que funciona na sua vida para se livrar da ansiedade.

A depressão muitas vezes traz tremenda profundidade ao nosso relacionamento pessoal com Deus, enquanto nós aprendemos a rendermo-nos à Sua direção ao atravessarmos o vale da sombra da morte.

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Insight for Living. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Encorajamento e Cura, Mulheres.

Barbara Peil recebeu seu Mestrado de Artes em Educação Cristã do Seminário Teológico de Dallas e serviu anteriormente como Editora-Chefe e Escritora Assistente no Departamento de Ministérios Criativos nos Ministérios Insight For Living. Barbara se vê especialmente abençoada por se envolver há mais de duas décadas de ministério no mundo da educação, literatura e rádio cristã, e atualmente investe tempo em ministérios que estão promovendo um impacto global para Cristo.