ignorância

A ignorância deve ser dissipada

Em II Coríntios 2.11 aparece uma declaração breve, porém poderosa a respeito do diabo: “a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.

A preocupação do escritor é que os crentes de Corinto perdoassem total e completamente um indivíduo em sua igreja local. Eles são orientados a reafirmar seu amor por ele (versículo 8) e provar sua obediência (versículo 9), não se reprimindo neste ato de perdão.

Por quê? Porque assim Satanás não teria como tirar proveito da situação. Em outras palavras, a sua persistente falta de perdão daria ao inimigo uma oportunidade de abrir caminho dentro do relacionamento deles e cumprir seus objetivos insidiosos. Sua desobediência seria a porta de entrada do inimigo. Ele espera pacientemente por essas portas abertas e faz seus movimentos astutos nessas ocasiões.

Mas o que Paulo declara? Ele diz: “não ignoramos as suas intenções”. Com efeito, ele está dizendo: “Conhecemos seu estilo. Estamos constantemente cientes dos seus métodos e estratégias. Ele não nos pega desprevenidos”.

São palavras fortes, confiantes e de afirmação. Mas elas são verdadeiras para você? Paulo podia dizer isso, mas você pode?

Antes que qualquer oponente possa ser inteligentemente enfrentado é necessário conhecer seus modos. A ignorância deve ser dissipada. Nenhum lutador de boxe em seu juízo perfeito entra no ringue sem primeiro estudar o estilo do seu adversário. O mesmo acontece no campo de futebol; e no campo de batalha. Dias (às vezes meses) são gastos estudando as táticas, as fraquezas e os pontos fortes do oponente. A ignorância é inimiga da vitória.

Trecho retirado de (Como superar o estresse) de Charles R. Swindoll. © (2002) Charles R. Swindoll Inc. Todos os direitos mundialmente reservados. Usado com permissão.

Posted in Como Conhecer a Deus.

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.