Vamos consultar o Arquiteto

Um dos mais belos projetos já desenhados foi o plano de Deus para o casamento. Estabelecido antes que houvesse qualquer pecado no mundo, o casamento ilustra o design perfeito de Deus para os relacionamentos.

Vamos consultar o Arquiteto para três maneiras de viver neste estabelecimento maravilhoso chamado casamento. Usaremos Provérbios 24:3-4 (JFAA) como a nossa base:

“Com a sabedoria se edifica a casa,
e com o entendimento ela se estabelece;
e pelo conhecimento se encherão as câmaras
de todas as riquezas preciosas e deleitáveis”.

O padrão de Deus para o casamento é simples: a sabedoria, o entendimento e o conhecimento.

“Com a sabedoria se edifica a casa…”

Primeiro, vamos estabelecer as bases. A palavra edifica vem da palavra hebraica que significa “restaurar”. É a mesma palavra que Deus usa quando Ele tomou a costela de Adão e construiu a mulher. Deus diz que é preciso sabedoria para construir esse tipo de casa. Sabedoria significa, essencialmente, “ver com discernimento”. É a idéia de ver o quadro geral de alguma coisa. Quando você opta por olhar para o quadro geral, em vez dos pequenos detalhes, você constroi uma base forte.

“E com o entendimento ela se estabelece…”

Estabelece em hebraico significa pôr em ordem algo que está bagunçado ou ficar de pé algo que tem caído. Se a sabedoria tem a ver com discernimento, essa segunda parte está respondendo ao que você vê com discernimento. Como você pode fazer isso? Com o entendimento.

Em outras palavras, uma irritação que normalmente me atingiria pessoalmente, eu não a deixo levar pessoalmente nunca mais. Um conflito que estraga o meu plano, não vai mais me irritar, se eu tiver a sabedoria e o entendimento. Eu vou vê-lo como Deus o vê, que isto é bom ou necessário para mim neste momento.

“Pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis.”

O conhecimento implica “percepção” aqui. Carrega com ela uma simpatia que vem com o aprendizado. Quanto eu mais cresço no conhecimento da minha esposa, mais eu aumento a minha percepção dela. Eu digo com minhas ações: Estou ouvindo. Estou aprendendo. Estou aberto. O conhecimento, quando é combinado com a sabedoria e entendimento, como Provérbios diz, enche sua casa com bens preciosos e agradáveis. O que significa isso? Isso significa que seu relacionamento vai ser preenchido com as coisas sólidas que não vão queimar se acontecer um incêndio.

Porém o homem o virou para o outro lado! Assim, muitos estão hipnotizados em pensar: “Tudo o que precisamos, amor, são mais coisas”. Mas a tristeza só aumenta à medida que nossos quartos permanecem vazios das riquezas de Deus. Deus diz: “Com a sabedoria isso pode ser restaurado. Com o entendimento isso pode ficar direito. Pelo conhecimento os quartos podem ter as qualidades que nunca vão se queimar”.

Agora, antes de passar este artigo ao seu cônjuge com as instruções, “Aqui, meu amor, leia isso, como você deve mudar”, lembre-se de que o lugar para começar a remodelar o seu casamento é o seu coração. Descobri que a pessoa pode ser satisfeita em circunstâncias mais difíceis, se ela tiver a sabedoria, entendimento e conhecimento, ou se estiver trabalhando para esse fim. Mas eu também encontrei pessoas que têm uma oportunidade perfeita e incorporada para um lar feliz, mas por falta de sabedoria, conhecimento e entendimento, estão tristes. É impressionante. Peça ao Arquiteto para construir dentro de você um coração de sabedoria, conhecimento e entendimento para com o seu companheiro.

Direitos autorais da tradução em português © 2013 por Charles R. Swindoll, Inc. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Casamento, Mulheres and tagged .

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da qual é fundador, em Frisco, no Texas. Sua audiência se estende para além da igreja local. Com um programa de rádio cristão desde 1979, o Insight for Living é transmitido ao redor do mundo, alcançando diversos grupos de pessoas em seus próprios idiomas. Seu extenso ministério como escritor também tem servido ao Corpo de Cristo ao redor do mundo, e sua liderança como presidente e agora chanceler do Seminário Teológico de Dallas tem ajudado a preparar e equipar uma nova geração de homens e mulheres para o ministério. Chuck e Cynthia, sua parceira na vida e no ministério, têm quatro filhos adultos, dez netos e dois bisnetos.