Sete maneiras de cultivar alegria

Quer mais alegria no seu dia-a-dia? Cultive isso! A alegria brota ao encararmos os acontecimentos do dia a partir da perspectiva da eternidade. Com esse foco intencional, você se certifica de ver o hoje de forma diferente, com mais alegria e convicção de que Deus está trabalhando em sua vida.

Coloque em prática as razões pelas quais você confia em Deus

Diga a Ele qual dos Seus atributos é o seu favorito no momento. Leia os louvores da Bíblia para Ele, começando com o Salmo 103. Junte-se com outro crente em orações de agradecimento e deleite-se em Seu caráter.

Mantenha um “diário da alegria”

Escreva num diário os motivos que você tem para se alegrar e os lembretes da fidelidade de Deus que você encontra no seu dia a dia. Além disso, por que não colar uma folha de árvore que você pegou durante sua caminhada de oração nas páginas, ou incluir uma foto de uma pessoa que lhe traz alegria cada vez que você se lembra dela? Pense grande, converta o seu diário em uma “caixa de alegria” ou uma “gaveta de alegria”, que traz inundações de alegria cada vez que você a abrir.

Cerque-se de pessoas alegres

A alegria é contagiante! Assim, construa relacionamentos com amigos cujas vidas exibem confiança em Deus. Orem uns pelos outros para que a alegria em Cristo continue a aumentar.

Encare-se os desafios e provações da vida de forma redentora

Deus não desperdiça as circunstâncias difíceis de sua vida, mas as usa para desenvolver Seu caráter em você. Revise Romanos 5 e Tiago 1 para ajudar a ver a pressão de forma produtiva. A alegria virá de mansinho quando você vir as suas lições mais difíceis como dons de Deus.

Faça do louvor e da gratidão um hábito

Deus supriu uma necessidade? Louve-o! Os seus desafios têm lhe dado mais oportunidades de ver o trabalho Dele? Agradeça! A alegria flui de um coração agradecido e responsivo. Antes de dormir à noite, anote três a cinco bênçãos em seu “diário da alegria”. Faça disso um hábito e veja a sua postura alegre crescer.

Encha a sua mente com música

Ouça, cante e medite sobre as músicas que atraem o seu coração para mais perto de Deus e Sua Palavra.

Tenha a perspectiva de longo prazo

Investidores aconselham os seus clientes a não se preocuparem com os altos e baixos do mercado de ações, porque o que importa é a perspectiva de longo prazo. A vida apresenta desafios incríveis hoje? As suas reservas estão em baixa ou você está diante, na verdade, de uma oportunidade? Independentemente dos acontecimentos de hoje, tenha a perspectiva de longo prazo. Lembre-se de que Deus continua no comando dos seus dias e irá desenvolver fielmente o Seu caráter em você.

Lembre-se, a alegria brota ao encarar os eventos do dia a partir da perspectiva da eternidade. Confie que Deus controla detalhes da sua vida (Romanos 8:28), que Ele ouve todos os seus pedidos (Salmo 116:1) e que a Sua alegria será a sua força (Neemias 8:10).

Direitos autorais da tradução em português © 2014 por Charles R. Swindoll, Inc. Todos os direitos mundialmente reservados.

Posted in Adoração, Fruto do Espírito, Humor, Vida Cristã and tagged , , , .

Ministério Razão Para Viver

View posts by Ministério Razão Para Viver

Uma variedade de autores qualificados contribuem com conteúdo para o Ministério Razão Para Viver - de escritores dedicados, a conselheiros bíblicos ou pastores de outros países. Mas antes de qualquer palavra escrita na página, estes homens e mulheres biblicamente treinados estudam, oram e trabalham sobre cada tópico para que cada bem escrito artigo elabore a integridade da Escritura com os fundamentos práticos das necessidades de hoje.