Leia Lucas 12:22-34 e Colossenses 4:5

O que é perspectiva? Obviamente está relacionada com a forma como encaramos algo. O Aquele que vê a vida pelas lentes da perspectiva tem a capacidade de observar as coisas em suas verdadeiras relações ou em suas importâncias relativas. Ele observa o contexto. Distingue o supérfluo do essencial… o temporal do eterno…. o parcial do completo.

Coloque uma lente de telescópio em sua perspectiva e olhe para dentro de você. Olhe perto o suficiente para ver o verdadeiro você. A partir do reflexo do seu espelho mental, preste muita atenção em sua vida, examinando-se interiormente baseado no tempo.

Esteja acima daqueles detalhes sufocantes do confuso hoje e respire o novo e fresco ar que envolve a vista limpa de cima do Monte da Perspectiva. Parece-me que a única forma de conseguir chegar ao topo é olhando para trás, e depois para frente. De muitas formas, o que vemos no nosso passado e visualizamos em nosso futuro determina como nos vemos hoje… naquele profundo campo da terceira dimensão chamado “presente”.

Quando olhamos para trás, um pensamento eclipsa todos os outros: a vida é curta. O Salmo 90 ilustra esta verdade. A vida é curta… como o dia de ontem que passou (versículo 4a)… como a relva… que germina e brota pela manhã, mas, à tarde, murcha e seca (versículos 5 e 6)… a vida passa depressa (versículo 10).

Vemos saudosas vistas olhando para trás no Monte da Perspectiva. Estar no silêncio do topo nos traz um sutil lembrete de que não estamos ficando mais jovens.

Mudando de posição e olhando à frente, para o horizonte oposto, podemos observar uma mensagem singular: a vida é incerta. Um único adjetivo pode preceder todos os eventos em nosso futuro: inesperado…. cirurgia, mudança, conquista, perda, benefício, morte….

Bem, então – e o presente?

Quatro palavras descrevem corretamente o presente. Elas não contradizem nenhuma das lições que aprendemos no Monte da Perspectiva. Não precisam de floreios. Olhando para o presente descobrimos: a vida é desafiadora. Como ela é curta, cada momento nos traz desafiadoras possibilidades. Como é incerta, está repleta de ajustes desafiadores. É isso que Jesus estava dizendo quando prometeu uma vida abundante? Abundante em desafios, cheia de possibilidades, repleta de oportunidades de adaptação, mudanças, substituições. É essa perspectiva que mantém as pessoas jovens. É também o caminho que conduz ao otimismo.

A cada novo amanhecer, antes que você acorde, a vida deixa um pacote em frente à sua porta, toca a campainha e corre. Ele está embrulhado engenhosamente. Uma série de oportunidades desafiadoras está disfarçada como problemas insolúveis.

Quando você ouvir a campainha pela manhã, tente algo diferente: Deixe que Jesus abra a porta para você.

Crescendo nas Estações da VidaDr. Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da...

Ver todos os posts

Related Post