O lamento do salmista no Salmo 116 expressa razões para amarmos ao Senhor, apesar do esmagador fardo da dor e sofrimento.

Porque Ele cuida de mim

“Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem”. (116:7)

Olhe para isso! As palavras “te fez bem” são uma tradução do hebraico gamal, que significa “lidar completamente” com algo ou com alguém. Normalmente, sugere a ideia de “recompensar”. Hoje diríamos: “Porque o Senhor cuida tão bem de mim, eu o amarei de volta”. Em outras palavras, Deus não deixa nada de fora quando provê para nós, quando cuida de nós, quando nos cerca com seu cuidado. Tendo sido levantado e sustentado em seu sofrimento, o salmista pergunta: “Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” (116:12).

Em outras palavras: “Como posso demonstrar minha gratidão? O que pode expressá-la suficientemente? Deus fez tanto, tanto, como eu posso mostrar minha apreciação por ele? Como eu posso retribuir?” Em resposta, o salmista proclama seus benefícios.

Proclamarei seus benefícios

“Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor”. (116:13)

O que isso significa? No Antigo Testamento, a palavra cálice é frequentemente usada para expressar fartura e abundância. Você deve lembrar que no Salmo 23:5, Davi declara que seu “cálice transborda”. O termo salvação aparece na Bíblia Hebraica no plural – salvações. Chegaríamos mais perto do significado se disséssemos “livramentos”. O salmista está expressando seu louvor a Deus por seus numerosos e abundantes livramentos. Então, literalmente ele diz: “No nome do Senhor eu proclamarei”. É a ideia de declarar abertamente que Deus é o seu Libertador.

Fazer uma proclamação em honra ao Senhor é importante. É bom. É saudável. É Bíblico. Deus nos provê em abundância, mesmo que poucos cristãos expressem publicamente suas experiências. Poucos cristãos proclamam seus benefícios! Vamos parar de guardar nosso louvor só para nós. Compartilhe seu Salvador, não tenha vergonha. Se você deseja oferecer algo de valor ao Senhor, proclame seus benefícios! Você pode se surpreender com a ajuda que isso te trará para viver além do peso da dor e do sofrimento!

Dr. Charles R. Swindoll – Vivendo os Salmos

Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da...

Ver todos os posts

Posts relacionados