Alegria — faz as pessoas se perguntarem qual seu segredo. No entanto, a alegria não é o segredo para o cristão verdadeiro. Quando escolhemos crescer mais perto de Deus, descansando em Seu caráter e disposição, a alegria transborda em nossas vidas de tal maneira que os outros não podem deixar de notar.

Você quer ser uma pessoa alegre? Que pergunta boba, não é? Sempre gostaríamos de viver acima das circunstâncias. Ou ter muita disposição. Ou rir muito. Porém, a alegria vai além de todas essas coisas. Vamos aprender com a palavra de Deus as facetas adoráveis da alegria:

 

Alegria é o fruto do Espírito de Deus.

Mais do que uma grande atitude ou um espírito indomável, a alegria vem de Deus (Gálatas 5:22). Nossa alegria aumenta em direta proporção à nossa intimidade com Cristo. E quando o pecado nos impede ter essa relação, também rouba a nossa alegria (Salmo 51:8, 12).

 

Alegria não depende de circunstâncias.

Paulo escreveu aos Filipenses — muitas vezes chamado de “o livro da alegria” — de uma cela de prisão. Ele foi criticado, estafado e mal compreendido. Mas em vez de permitir que as circunstâncias horríveis sufocassem a Palavra de Deus e o Espírito de Deus (como Marcos 4:19 descreve que muitas vezes podem), Paulo decidiu concentrar-se na alegria de conhecer a Cristo (Filipenses 2:17). Da próxima vez que você ler Filipenses, imagine a cela de Paulo… e a expressão dele.

 

Alegria é uma escolha.

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações” (Tiago 1:2).

Essa é a realidade — leia cuidadosamente. Dolorosas provações da vida não são alegres em si, mas quando nós passamos por elas, devemos ser preenchidos com alegria. Por quê? Por causa do que o bom Deus está desenvolvendo em nós através da situação. Nós podemos conhecer a alegria real mesmo na tempestade mais assustadora, quando enchemos nossas mentes e corações com a verdade sobre Deus.

Alegria se torna uma transação entre você e Deus que os outros não podem deixar de notar. É a vida de Deus derramada sobre sua vida e na vida dos outros. Quando você confiar a Cristo todos os detalhes da sua vida, experimentará Sua vida em abundância, o que lhe dará muitas razões para sorrir.

__________________

Adaptado de “A Reason to Smile: Cultivating a Fruitful Life,” Insights (Março de 2001): 1, 3. Copyright © 2001 por Insight for Living. Todos os direitos reservados mundialmente.

Ministério Razão Para Viver
Ministério Razão Para Viver

Uma variedade de autores qualificados contribuem com conteúdo para o Ministério Razão Para Viver - de escritores dedicados, a conselheiros bíblicos ou pastores de outros países. Mas antes de qual...

Ver todos os posts

Posts relacionados