Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas. (1 Pedro 1:6-9)

Precisamos desenvolver a fé (versículo 6 e 7) – Estes versos também revelam três coisas significativas sobre o sofrimento:

1º – O sofrimento é sempre necessário, provando a autenticidade de nossa fé, e ao mesmo tempo nos ensina a humildade. Sofrimentos revelam nossas próprias impotências. Eles nos colocam diante de Deus. Eles nos fazem realistas.

2º – O sofrimento é atormentador, ensinando-nos a compaixão para que nunca menosprezemos a prova das outras pessoas, ou cruelmente forcemos outros a sorrir enquanto passam por elas.

3° – O sofrimento acontece de várias formas. As provações acontecem de formas e cores variadas. Elas são diferentes, assim como nós somos diferentes. Algo que dificilmente o afetaria pode me abater profundamente e vice-versa. Mas Deus oferece graça especial para equiparar cada sombra de tristeza.

Temos um Salvador invisível (versículo 8) – Tenha em mente que o contexto desse versículo é o sofrimento. Assim, sabemos que Pedro não está servindo um aperitivo teológico incoerente e apetitoso. Ele está nos fornecendo alimento sólido para que possamos mordê-lo. Ele está nos dizendo que nosso Salvador está ao nosso lado naquela fornalha. Ele está presente, mesmo quando não podemos vê-lo.

Temos a libertação garantida (versículo 9) – Como podemos nos alegrar através da nossa dor? Como podemos ter esperança além do sofrimento? Porque temos a esperança viva, somos possuidores da herança eterna, estamos sob a proteção divina, nossa fé está em constante desenvolvimento, temos um Salvador invisível e a garantia da libertação.

Quando se trata de entrega espiritual, nunca precisamos nos preocupar. Deus garante a libertação de nossas almas, o que inclui não apenas liberdade de nossos pecados atuais, como também a glorificação de nossos corpos. Alegre-se! Você chegará lá, é garantido.

Renove sua esperançaDr. Charles R. Swindoll

Anexos
  • regozijando_segunda-parte
Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da...

Ver todos os posts

Posts relacionados