Se você soubesse que Deus iria responder às suas petições, como isso mudaria a sua vida de oração? Será que você oraria com mais fervor e com mais frequência? Filipenses 1:9-11 registra o apelo de Paulo à igreja de Filipos, que era uma oração que com certeza Deus iria responder.

A alegria saturava as orações de Paulo pelos crentes de Filipos. Eles se juntaram a Paulo na comunidade do evangelho, como seus irmãos e irmãs em Cristo, como seus apoiadores, e como seus parceiros em sofrimento.

Assim, Paulo buscou o Senhor em nome de seus amigos. Ele orou para que Deus aumentasse o seu amor por Deus, um pelo outro, e por Paulo. Embora Hollywood define o amor como cego, o amor divino se desenvolve num clima da verdade. Paulo pediu a Deus para aumentar o seu amor “no pleno conhecimento e em todo o discernimento” (Filipenses 1:9 JFAA). O pleno conhecimento vem através da Palavra de Deus, e o Espírito Santo fornece aos cristãos o discernimento, que é a capacidade de distinguir o bem do mal.

Paulo orou pelos filipenses para que eles pudessem reconhecer e buscar as coisas que agradam a Deus (1:10). A obediência a Deus começa com a mente. A disposição mental dos cristãos muitas vezes determina suas ações. Mais tarde nesta carta, Paulo destacou as excelentes ideias que devem preencher as mentes dos filipenses: “tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas” (4:8). O pensamento e a vida semelhantes a Cristo vão ajudar os crentes a viverem uma vida santa até a volta de Cristo.

Paulo lembrou aos filipenses que Deus já havia produzido neles o fruto de justiça, e que suas vidas trariam glória a Deus até a volta de Cristo. Em Gálatas 5:22-23, Paulo definiu o fruto do Espírito: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Quando o Espírito Santo entra na vida de um crente e rega a semente fornecida pela Palavra de Deus, Ele produz esses atributos, que refletem o caráter de Deus.

Então se você quer que Deus responda suas orações pelos amigos crentes, siga o modelo de orações registrado na Bíblia. Vamos começar pedindo a Deus para realizar Seu plano registrado em Sua Palavra inspirada e inerrante hoje!

__________________

Copyright © 2012 por Insight for Living Ministries. Reservados todos os direitos mundialmente.

Malia Rodriguez

Malia Rodriguez recebeu seu Mestrado em Teologia em Teologia Sistemática do Seminário Teológico de Dallas. Ela serve atualmente como a escritora do Departamento de Ministérios Criativos nos Minist...

Ver todos os posts

Posts relacionados