“Não basta ser pai… tem que participar!” Você já ouviu isso?

Este foi o slogan de uma propaganda que se tornou famosa e foi muito premiada na década de 1980. Ela promovia uma pomada para lesões musculares. O slogan ganhou o público porque de fato partiu de uma ideia importante: Ser pai vai muito além de ser um provedor.

Hoje os homens mais jovens desfrutam da alegria da paternidade em plenitude! Trocam fraldas, dão banho nos bebês, preparam a comidinha, revezam com as esposas nos turnos da noite… e só não amamentam porque é mesmo impossível!

Mas o pai continua sendo pai! Alguém que supre as necessidades, que transmite valores e é exemplo desses valores na maneira como lida com as diferentes situações na sua vida.  Aquele que coloca limites, mas que também encoraja os filhos para que eles superem suas próprias limitações.

Não é fácil, e nem sempre a gente acerta! Na verdade, você precisa ser muito corajoso para ser pai, precisa de muita coragem para admitir o que não sabe, muita coragem para admitir quando erra e para buscar ajuda. Isso inclui a ajuda dos próprios filhos!

No livro de Josué, Capítulo I, encontramos o conselho de um Super Pai: Deus Pai.

Um conselho ao jovem que precisava superar suas limitações para assumir uma grande responsabilidade. Josué levou esse conselho muito a sério e, por causa disso, tornou-se um grande líder:

“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” (Josué I:7-8)

 Essa orientação não era somente para Josué, mas ele deveria passar isso adiante, como um legado.

 Neste dia dos pais, veja como uma grande oportunidade participar da vida de seus filhos, não importa a idade deles. Eles continuam precisando de um pai que está junto, para passar a pomada quando eles caem e que corre para o campo para celebrar junto cada vitória!

Pr. Fernando Bochio ©2019

Posts relacionados