Sugiro que nossa meditação seja ampla o suficiente para incluir a imaginação enquanto ponderamos na Palavra de Deus, e para analisar as experiências e provas que Ele coloca em nosso caminho. Em outras palavras, devíamos conectar nossas vidas com a sua Palavra em nossos momentos de meditação.

 

Deixe-me sugerir cinco passos práticos para desenvolver esse exercício espiritual. Vamos usar Provérbios 3:5-6, como nosso exemplo:

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

 

1- Enfatize palavras e frases diferentes.

Meditando sobre Provérbios 3:5-6, destaque termos específicos: ‘Confie no Senhor…’ ou ‘Confie no Senhor de todo o seu coração’. Pense sobre confiar e considere a vastidão da palavra ‘todo’. Quando ler a advertência “não confie em seu próprio entendimento”, imagine as várias vezes que você tenta fazer as coisas por conta própria.

 

2- Parafraseie o versículo. Torne-o pessoal.

Repense e reescreva o verso usando suas palavras no processo. Por exemplo: “O Senhor está ordenando que eu entregue minha vida completamente a ti, que pare com o hábito de me preocupar e tentar fazer as coisas do meu jeito, como frequentemente faço”. Pegou a ideia?

 

3- Compare o versículo com outras passagens.

Reflita na relação dele com outras duas ou três passagens. Coloque-as em seus pensamentos. Que tal o Salmo 37:4-5, ou Filipenses 4:6-7 e I Pedro 5:7?

Como isso aumentará o seu conhecimento bíblico! Multiplica o valor da meditação milhares de vezes.

 

4- Relacione o versículo com a sua situação atual.

Vamos supor que você esteja preocupado, cansado e aborrecido. Você sabe que isso é errado, mas não consegue parar. Depara-se com Provérbios 35-6 e decide meditar na passagem. Enquanto medita, mantenha seus problemas em mente. Peça uma solução ao Senhor. Liste suas preocupações uma por uma. Identifique-as. Observe-as sobre a luz dessa passagem. Conte-lhe suas reclamações enquanto medita. Pergunte: “Estou pronto para descansar no Senhor a respeito dessas coisas, ou gosto de me preocupar?” Admita sua fraqueza perante Ele.

 

5- Use a oração para terminar.

Nunca se esqueça de terminar com uma oração. Peça a Deus que transfira seus pensamentos para a sua vida. Agradeça previamente pela mudança que Ele vai operar.

 

Crescendo nas estações da vida Dr. Charles R. Swindoll

Anexos
  • meditacao-jpeg
Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da...

Ver todos os posts

Posts relacionados