Vamos dar uma olhada no importante equilíbrio entre a liderança natural e espiritual. Um líder, obviamente, deve ter algumas qualidades naturais dadas por Deus que influenciem outras pessoas. Ao mesmo tempo, o líder cristão deve possuir um reconhecido grau de humildade e devoção ao Senhor Jesus Cristo orientada pelo Espírito… para que ele não se encaixe na categoria de pessoas ambiciosas que simplesmente amam a luz do holofote.

Líderes espirituais não são eleitos pela maioria dos votos, pela decisão da igreja ou de uma assembleia. Só Deus pode escolhê-los.

Não é do Oriente nem do Ocidente nem do deserto que vem a exaltação. É Deus quem julga: Humilha a um, a outro exalta. (Salmos 75:6 e 7)

Isso significa que Deus toma para si a responsabilidade de preparar, treinar e promover certas pessoas para posições de liderança. A responsabilidade é de Deus, não sua. Escute o que diz Jeremias 45:5: “E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque […]”

Estas palavras não devem ser esquecidas. Vivemos na era do ‘faça você mesmo’. Somos programados a pensar sempre em promoção, propaganda, imagem pública e talento natural. Tais coisas comercializam o ministério e aplaudem as técnicas de autopromoção, ou usando as palavras de Paulo: ‘andar no engano, adulterar a Palavra de Deus, pregar a si mesmo’.

Estaria eu me dirigindo a uma pessoa capaz, disponível, qualificada para a liderança, mas que Deus ainda não promoveu? Deixe-me alertá-lo para o perigo da ambição pessoal. Discretamente no seu canto, você pode manipular pessoas para que o notem, para que se impressionem com você. O narcótico barato da ambição pode matar a dor da sua consciência interna. Mas você pode dirigir sua fama até muito longe. Mas no final, infelizmente, ela dá um bote como uma serpente.

As palavras de Salomão se encaixam bem: O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos. As maldades do ímpio o prendem; ele se torna prisioneiro das cordas do seu pecado. (Provérbios 5:21 e 22)

Crescendo nas estações da vida Dr. Charles R. Swindoll

medo e preocupação
sobre a santidade, homens
Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da...

Ver todos os posts

Posts relacionados