Liderança é influência. Na medida em que influenciamos os outros, nós os lideramos. Lord Montgomery deixou isso subentendido quando ele escreveu…

A liderança é a capacidade e vontade de reunir homens e mulheres para um objetivo comum, e o caráter que inspira confiança.

Poderíamos citar muitas pessoas grandiosas que fizeram exatamente isso, sejam eles militares, treinadores esportivos, figuras políticas, empresários, vendedores ou estadistas espirituais. A palavra influência descreve melhor os efeitos de suas vidas.

Se me pedirem para citar algumas das qualidades padrão ou características normalmente encontradas entre os líderes natos, eu citaria:

Entusiasmo

Persistência

Competitividade

Visão

Independência

Audácia

Poder de decisão

Flexibilidade

Senso de Humor

Praticidade

Otimismo

Ambição

Conhecimento

Curiosidade

Simpatia

Segurança

Integridade

Disciplina

Criatividade

Equilíbrio

Agressividade

Ninguém pode negar que essas são qualidades padrão encontradas em líderes “naturais”. Mas a minha pergunta é: Essas qualidades são necessárias nos líderes “espirituais” também? Antes de você responder, muito rapidamente, eu gostaria de lhe mostrar a alguns líderes bíblicos que teriam ido muito mal nesse teste de liderança “natural”. O incrível é que Deus escolheu pessoas que nós poderíamos ter omitido!

Que tal o introvertido, o inseguro, o temeroso, o duvidoso Moisés? (Leia Êxodo 3:10-4:14). Ou o inculto, o negativo, o mal preparado, o indesejado, o dogmático, o desajeitado apanhador de figos chamado Amós? (Conheça-o mais em Amós 7:10-17). E não ousemos esquecer de Pedro, o impulsivo, o míope, o prepotente, que frequentemente sofria com as besteiras que falava!

Não estou sugerindo que esses homens não tinham quaisquer traços naturais de liderança, mas sim, que eles quebraram o perfil do que nós geralmente classificamos como “um líder modelo”. As características dos líderes de Deus muitas vezes são muito irregulares… frequentemente donos de pensamento inovador, não-conformista, até mesmo personagens estranhas que desesperadamente amam o Senhor Jesus Cristo e são notavelmente disponíveis a Ele e à Sua vontade. Essas pessoas (e você pode ser um!) possuem os ingredientes básicos da fé, visão, ensinabilidade, determinação e amor, e estão envolvidos em mudar o mundo.

Quando eu leio que Deus está à procura, neste planeta, de homens e mulheres (por favor, pare e leia 2 Crônicas 16:9a e Ezequiel 22:30), não acho que Ele tem um quadro estruturado, bem definido, no qual eles devem se encaixar. Na verdade, alguns daqueles que Deus usou de forma mais eficaz constituíam a mistura mais estranha que você poderia imaginar. Se você duvida disso, é só conferir essa gangue desigual de 400 descontentes, endividados e desorganizados que cercaram Davi na caverna de Adulão (1 Samuel 22:1-2). Senti-me grandemente desafiado a rastrear esses homens na vida de Davi, e descobri que esses tornaram-se sua tropa de elte, combatentes corajosos – heróis, se você quiser – dos quais surgiu um número de líderes.

Eu acredito que você pode entender meu ponto. Vamos ser tão abertos, flexíveis e tolerantes como Deus é! Talvez você não se encaixe no perfil. Talvez você não abrace este sistema de pensamento, então você está começando a pensar: “Eu não sou útil a Deus… nunca vou ser um líder nos ranques do Cristianismo”. Anime-se, ó crente desanimado! Suspeito que alguns já estão prestes a excluir seus filhos rebeldes. Ouça, eles podem estar bem no alvo. Deus pode ter um papel distinto, original da liderança só para o seu jovem. Aguentem-se, pais! Esses jovens podem parecer e soar estranhos para alguns adultos… mas eu não vou suspirar e perguntar por quê. Pelo que sabemos, Deus está prestes a fazer algo grande através da liderança deles.

Deixe-me assegurá-lo – se os adultos tivessem excluído um jovem adolescente, repulsivo, agressivo, determinado há trinta anos… este artigo nunca teria existido.

__________________

Extraído de Charles R. Swindoll, Growing Strong in the Seasons of Life (Grand Rapids, Mich.: Zondervan Publishing House, 1983) 408. Copyright © 1983 por Charles R. Swindoll, Inc. Todos direitos reservados. Usado com permissão.

Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da...

Ver todos os posts

Posts relacionados