Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. (Hebreus 11:4)

O capítulo 11 de Hebreus, conhecido como a galeria dos heróis da fé, registra pelo menos uma dúzia de pessoas que foram exemplo de fé e ação, desapego e risco, exemplos reais de pessoas que fizeram a vontade de Deus pela fé, mas descobriram que isso não é fácil, nem simples, muito menos confortável. A primeira pessoa é Abel.

Caim e Abel eram filhos de Adão e Eva. Abel era pastor e Caim, agricultor. Ambos trouxeram ofertas a Deus. Caim trouxe um pouco de sua colheita, mas Abel trouxe a melhor parte de seu rebanho. Um comentarista diz o seguinte:
O contraste não está entre uma oferta de vida vegetal e de vida animal, mas entre uma oferta descuidada e imprudente e uma oferta generosa e voluntária. A motivação e a atitude do coração são tremendamente importantes…”. ¹

Enfurecido por Deus ter aceitado a oferta de seu irmão e ter rejeitado a sua, Caim assassinou o irmão de forma violenta.

Haverá ocasiões em que, por fazer a vontade de Deus, você vai perturbar ou entristecer sua família. Isso pode levar a uma grande pressão, turbulência emocional, palavras ásperas e até mesmo reações hostis contra você. Todavia, lembre-se de que você não está neste mundo, como filho de Deus, para agradar aos membros de sua família.

Devo acrescentar, porém, que não estamos aqui para deixar os membros de nossas famílias nervosos. A motivação deve ser o fiel da balança nestes assuntos. Entre as duas opções, queremos ser tão comprometidos com nosso Pai celestial que sabemos de maneira clara e inconfundível qual é o seu plano. Não estamos aqui especificamente para agradar nossos filhos e nossas filhas ou nossos pais e mães. Nossa família pode estar errada em alguns momentos.

Quando surge a crise de crença, a fé e a obediência devem prevalecer. Desapego e risco são necessários. O mais importante e fundamental é que façamos a vontade de Deus. Isso é 110% de obediência!

O mistério da vontade de DeusDr. Charles R. Swindoll

¹ Nota de rodapé em Gênesis 4:3-4, NVI Study Bible, (Grand Rapids, Mich.: Zondervan Publishing House, 1985), p. 11.

Anexos
Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da...

Ver todos os posts

Posts relacionados