“… Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?” (Ester 4:14)

Que mulher já não se imaginou, na infância ou mesmo na vida adulta, ser uma princesa, uma rainha?  Um imenso palácio, lindos vestidos, joias magníficas, suntuosos banquetes…

Mas, se você é ou foi uma menina de origem humilde, pobre, que precisou trabalhar muito cedo para sobreviver, jamais pôde dar atenção a esse tipo de sonho. Sua realidade é tão difícil que você nem se dá ao luxo dessa fantasia.

Imagine se, além de tudo isso, essa jovem é uma órfã e vive em outro país como refugiada, num lugar onde sua língua, sua história, sua religião e sua nacionalidade não são nem mesmo reconhecidos… Ela não é ninguém ali!

Quero apresentar a você uma jovem que foi tudo isso e muito mais. O nome dela é Hadassa, mas talvez você a conheça melhor pelo nome que ela recebeu em terras estrangeiras – Ester.

Apesar desse contexto difícil, Ester possuía algumas vantagens a seu favor: Era uma jovem muito bonita e também muito sábia, corajosa e generosa, uma rara e valiosa combinação de valores. Poucas mulheres sabem colocar a beleza no lugar certo em suas vidas – beleza a serviço do próximo.

Mas é esse conjunto precioso de qualidades, beleza, sabedoria, coragem e generosidade que garantem a Ester um lugar no palácio como postulante a rainha, além de um lugar seguro na galeria dos heróis da fé.

Se a beleza física de Ester a levou ao palácio do Rei Assuero, foram os valores de Ester que a colocaram no trono a serviço do seu povo. E ela foi mais que rainha, uma verdadeira estrategista política, a pessoa que Deus usou para realizar o seu plano.

Se hoje o povo judeu desfruta de posição de destaque em meio a tantas nações, a história daquela jovem excluída, que trouxe a libertação ao seu povo, é sem dúvida uma das grandes marcas de superação presentes em toda essa história.

Como Ester, você pode pensar que é a pessoa mais improvável para ocupar um lugar de importância nos planos de Deus. Mas a história dessa jovem corajosa nos mostra que Deus age com pessoas improváveis e concede dons e valores para cumprir um propósito maior, para abençoar muitas pessoas.

Se você se vê como improvável, leia a história de Ester e receba a mensagem que ela traz para você.

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade. (Provérbios 31:30-31)

Fernando Bochio © 2019

Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da...

Ver todos os posts

Posts relacionados