Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: “Esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes numerosos”. E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa. Os homens juram por alguém superior a si mesmos, e o juramento confirma o que foi dito, pondo fim a toda discussão. Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento, (…) (Hebreus 6:13-17)

Esta não é uma lição sobre a vida de Abraão; esta é uma lição para nós hoje. É uma lição sobre confiar em Deus quando as coisas não acontecem do nosso jeito; sobre como lidar com a dúvida; sobre como ter esperança quando a resposta não vem; sobre confiar em Deus quando não podemos confiar em nossas circunstâncias ou nosso futuro.

Você percebe a transição no versículo 16? Tudo retorna à promessa de Deus em seu nome, de que todas as coisas acontecerão exatamente como Ele prometeu.

Resumindo: “Jura dizer a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade em nome de Deus?” Você jurou sobre um nome maior que o seu e espera-se que você diga a verdade no tribunal. Não havia nada maior, portanto o Deus Todo Poderoso jurou pelo seu próprio nome.

Nos tempos bíblicos, antes dos dias dos advogados, escritórios de advocacias e outras instituições modernas, as pessoas resolviam seus desacordos através de um mútuo entendimento e depois confirmando tudo com uma promessa. Tal juramento ou promessa tinha autoridade final e encerrava a disputa.

Abraão tinha uma promessa baseada no nome de Deus; ela não falharia. Que esperança ela não deve ter dado àquele velho homem!

Com Deus, existe um propósito imutável. É misterioso. É insondável. Não existe maneira, a esta altura, de podermos desvendar todas as razões por trás do seu propósito. Mas é imutável; é tão firme que Ele confirmou através de um juramento.

O propósito que Ele preparou para nós e o juramento que fez, jurando que tal propósito não mudará e será sempre certo, estas duas coisas são a confirmação de Deus para o seu povo.

 

Como superar o estresseDr. Charles R. Swindoll

Anexos
  • confiando
Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da...

Ver todos os posts

Posts relacionados