Em Neemias 8:13-15 há três condições específicas concernentes à obtenção de discernimento.
Para começar, leva tempo. Ninguém consegue, de repente, se transformar num sábio. No Salmo 119.100, Davi declarou que não é necessário ser velho para ter entendimento. Mas você e eu deveríamos perceber que não existe um discernimento instantâneo. Nenhum novato na vida cristã tem um discernimento profundo.
Aqui, também, descobri uma outra coisa. Buscar discernimento não só leva tempo, como também requer a pessoa certa. Veja novamente o verso 13. Esses homens vieram estudar com um indivíduo, Esdras, e talvez obtivessem discernimento dele.
Existe uma terceira área a ser discutida quando consideramos a busca de discernimento: requer uma atitude certa. O verso 13 menciona que ‘os chefes de todas as famílias, os sacerdotes, os levitas’ se reuniram para ouvir Esdras. Tenho certeza de que eram mais velhos do que ele; alguns eram avós, outros escribas. Aqueles homens eram membros do grupo de amigos de Esdras; e disseram: “Ensine-nos”. Eles realmente queriam aprender.
Os líderes precisam de tempo para terem discernimento. Tempo para pensar, para meditar, absorver a cena completa. Depois, os líderes precisam estar com a pessoa certa. Frequentemente, o discernimento ‘é aspirado’ da vida de outro. Finalmente, o discernimento vem quando mantemos a atitude certa – uma mente receptiva ao ensino e aberta.

Anexos
  • buscando-discernimento-2
Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja da...

Ver todos os posts

Posts relacionados