1 Reis 18:1-46

Talvez eu seja um pouco estranho, mas há momentos em que a Bíblia me faz rir. De gargalhar mesmo. Quanto mais velho fico, e quanto mais à vontade eu fico com a Bíblia, mais eu encontro momentos em que uma resposta sorridente não só é apropriada… é esperada.

Como daquela vez, no evento principal no Monte Carmelo, quando trouxeram 450 profetas idólatras de um lado e Elias, sozinho, no outro. Você se lembra da história de 1 Reis 18. Baal contra Jeová. Um grande altar e orações pelo fogo. Aquele “deus que responder por meio do fogo, esse é (o) Deus” a seguir.

De manhã até o meio-dia esses profetas de Baal apelaram para sua divindade. Esses caras ficaram tão ansiosos que “dançavam em volta do altar que haviam feito”.

Elias se divertiu com suas palhaçadas e começou a zombar deles: “Gritem mais alto!”, dizia, “já que ele é um deus. Quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado” (18:27). E para aumentar a piada, alguns comentaristas acreditam que a expressão hebraica traduzida por “viajando” sugere que Baal pode ter “ido ao banheiro”. Vamos lá, sorria; está tudo bem.

Há muitos mais incidentes que dão um toque de humor à verdade de Deus. Ainda outro dia, enquanto eu estava vasculhando os dias escuros da vida de Davi, deparei-me com um pedaço de humor. O ciúme de Saul havia virado fúria assassina, o que obrigou Davi a correr por sua vida. De repente, cercado por um bando de estranhos de Gate, ele não sabia mais o que fazer, então fingiu-se de louco. “Na presença deles fingiu que estava louco… riscando as portas da cidade e deixando escorrer saliva pela barba” (1 Sam. 21:13).

Agora, isso não foi nada engraçado. Mas quando você lê os próximos versículos, você não pode deixar de rir. Ao testemunhar esse estranho fenômeno, o povo de Gate arrastou o estrangeiro até a porta da frente de seu rei. E é a sua resposta que é tão engraçada: “Vejam este homem! Ele está louco! Por que trazê-lo aqui? Será que me faltam loucos para que vocês o tragam para agir como doido na minha frente? O que ele veio fazer no meu palácio?” Em outras palavras, o rei Aquis já estava cheio com um montão de loucos em seu reino!

A verdade não só é mais estranha que a ficção, muitas vezes é mais engraçada. Quando ela é, nós não insultamos Deus rindo; nós honramos Ele. É a nossa maneira de expressar gratidão por Seu desejo de nos tocar onde vivemos e para manter a Sua verdade interessante, atraente, e, sim, real… pois muitas vezes a vida é engraçada. Muito engraçada.

Pois Deus coloca a Sua verdade em molduras da vida.

__________________

Extraído de “Day by Day with Charles Swindoll Copyright © 2000 por Charles R. Swindoll, Inc. (Thomas Nelson Publishers). Todos os direitos reservados mundialmente. Usado com permissão.

pausa de três segundos. relógio
Charles R. Swindoll

Charles R. Swindoll tem dedicado a sua vida ao ensino preciso e prático da Palavra de Deus e sua aplicação. Desde 1998, atua como pastor-professor sênior na Stonebriar Community Church, igreja...

Ver todos os posts

Posts relacionados